quinta-feira, 27 de abril de 2017

MPF processa professores do Cefet-RJ por assédio moral a alunos

Professores são acusados de cometer bullying, um deles foi flagrado fumando em sala

R7

De acordo com as apurações do MPF, alguns professores do campus Maria da Graça do Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica) usavam palavras de baixo calão, fumavam em sala de aula e até mesmo iam embriagados para o trabalho, além de cometerem faltas habituais. Em um dos episódios relatados, um dos alunos teria sofrido constrangimento ao ser alvo de "bullying" com conotação sexual.

Em outro episódio, os estudantes relataram as reiteradas ausências do professor às aulas e, posteriormente, referiu-se aos alunos como "um bando de moleques", dizendo-se decepcionado e magoado com a turma e passando a ministrar aula por meio de ditado acelerado, tirado de material didático usado no período anterior, ou seja, conteúdo já estudado pela classe, sem que os estudantes conseguissem fazer anotações e sem abrir oportunidade para que fizessem perguntas ou esclarecessem dúvidas.

Um dos professores, Sérgio Libânio, foi fotografado fumando dentro de um laboratório da escola, que tinha materiais inflamáveis.

— O professor expôs a vida dos alunos, alguns ainda adolescentes, e a sua própria a perigo — destacou procurador da República Fábio Moraes de Aragão, autor da ação.

O MPF pede a condenação de seis professores, além de Sérgio. Éden Nunes, Sebastião Fábio Quintiliano de Araújo Rocha, Camila Avelino Cardoso, Antonino Pereira da Silva, Adriano Gatto Lemos de Souza e Sérgio de Mello Teixeira são acusados de cometer assédio moral contra os alunos do colégio. Os coordenadores da unidade educacional também são acusados no processo por omissão.

— As irregularidades narradas se tornam ainda mais graves diante da inércia e complacência daqueles que têm o dever de bem administrar o curso de Técnico em Manutenção Automotiva e a instituição de ensino. Com efeito, o que se extrai vai além de omissão, de um simples “fechar os olhos”, por parte do coordenador acadêmico do curso, da coordenadora pedagógica, do gerente acadêmico e do diretor da unidade Maria da Graça do Cefet — destacou o procurador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário