sexta-feira, 28 de abril de 2017

Marini: Baleia Azul motiva prevenção ao suicídio

FOLHA DA REGIÃO

Wilson Marini
Tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa de São Paulo projeto de lei, proposto pelo deputado Rafael Silva (PDT), que cria o Programa de Prevenção ao Suicídio na rede estadual de ensino. A proposta é uma reação ao perigoso jogo Baleia Azul, que vem causando danos e até mortes em todo o mundo, inclusive no Brasil, entre adolescentes. "Precisamos dar uma resposta imediata a esse crime”, diz o deputado. “Jovens em depressão são presas fáceis”. Ele está pedindo pessoalmente aos colegas parlamentares e ao governador Geraldo Alckmin que o projeto seja transformada em lei o mais breve possível. Se for aprovado, professores serão qualificados a detectar alunos com tendência depressiva e ao suicídio, e palestras, oficinas, filmes, rodas de conversa e atenção médica deverão ser desenvolvidos nas escolas, inclusive Etecs e Fatecs. 
O que é 
O jogo Baleia Azul, originado na Rússia em 2015, já teria provocado a morte de mais de cem jovens, especialmente na Europa. No Brasil, a imprensa noticiou recentemente os casos de dois deles, no Mato Grosso e em Minas Gerais. O game, divulgado em redes sociais, induz os participantes a ações que incluem automutilação, asfixia e suicídio. Exige aos que se envolvem no desafio a realização de 50 atividades arriscadas e de agressão e, ao final, estimula que o participante cometa o suicídio. Segundo o Estadão, a partir do momento em que a pessoa resolve entrar no jogo, não é permitido mais sair. Os que tentam desistir sofrem ameaças de vários tipos, o que se estende inclusive aos familiares. Os relatos são estarrecedores. Os desafios propostos envolvem tarefas como escrever com uma navalha o nome do grupo criador do desafio (#F57) na palma da mão, cortar o próprio lábio e desenhar uma baleia no corpo com uma faca.
Bullying
Um em cada 10 estudantes brasileiros é vítima frequente de bullying nas escolas. São adolescentes que sofrem agressões físicas ou psicológicas, são alvo de piadas e boatos maldosos, são excluídos propositalmente pelos colegas e não são chamados para festas ou reuniões. Neles, estão mais presentes sintomas de depressão, ansiedade, baixa autoestima e perda de interesse por atividades. O dado é de uma pesquisa aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "O bullying tem sérias consequências tanto para o agressor quanto para a vítima. Tanto aqueles que praticam o bullying quanto as vítimas são mais propensos a faltar às aulas, abandonar os estudos e ter piores desempenhos acadêmicos que aqueles que não têm relações conflituosas com os colegas", diz o documento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário