Drogas, bullying, sexualidade, escolhas e decisões foram os principais assuntos da pauta
Exercer a consciência cidadã, promover o bem-estar e alertar
sobre cuidados preventivos de saúde junto à comunidade. Com estes
objetivos os cursos
de Enfermagem, Psicologia e Farmácia da Universidade Paranaense –
Unipar, Unidade de Umuarama, ministraram palestras para adolescentes do
Colégio Estadual Iporã.O professor Emerson Botelho, a professora Nanci Kuster, a enfermeira Jaqueline Bortoli e os estudantes Rogério Melo e Jéssica de Souza e a psicóloga responsável técnica Carina Mochaider foram ao colégio para o encontro com os adolescentes. ‘Bullying’, ‘Liberdade, escolhas e decisões’, ‘Sexualidade e gravidez na adolescência’ e ‘Droga e Álcool’ foram os temas abordados.
A palestra sobre ‘Droga e Álcool’ ficou por conta do professor Botelho e da enfermeira Jaqueline. Eles abordaram os riscos para a saúde: alterações físicas e psíquicas com o uso excessivo de drogas e seus malefícios. “A maioria dos adolescentes que se envolve com as drogas é por falta de conhecimento; por isso temos que investir em medidas de prevenção, de conscientização”, alega o professor.
A professora Nanci falou sobre ‘Sexualidade e gravidez na adolescência’, explicando para os jovens sobre a importância da prevenção e apontando as consequências desastrosas de uma gravidez precoce, não planejada. Ela também falou sobre doenças sexualmente transmissíveis. “A gravidez na adolescência afasta os jovens dos bancos escolares e interrompe um ciclo de vida, por isso devemos estimular sempre a reflexão sobre o tema”, ressalta.
‘Liberdade, escolhas e decisões’ foi o tema abordado pela psicóloga Carina Mochaider, que destacou o processo e ampliação da liberdade de escolha, aconselhando a todos para que estabeleçam metas para a carreira. “O objetivo é levar o aluno a refletir sobre a escolha profissional com um olhar mais crítico e atento e se preparar para o meio de realização pessoal e de desenvolvimento social”.
‘Bullying’, foi o tema abordado pelos acadêmicos de Psicologia Rogério Melo e Jéssica de Souza, que enfatizaram sobre as diferenças, o conceito do bullying no contexto social, suas manifestações, a vítima, o agressor e as testemunhas, o cyberbullying (pela internet) e de como ele se manifesta e a denúncia do bullying em qualquer contexto.
“O bullying não é brincadeira, é coisa séria, pois dados demonstram que muitos jovens e crianças deixam de frequentar a escola, quando vítimas desta prática. Por isso a necessidade de se ter noção do que é uma brincadeira e quando ela deixa de ser brincadeira e passa a ser algo mais grave”, ressalta Melo.
A visita ao Colégio foi coordenada pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário