quinta-feira, 22 de novembro de 2012

BULLYING - SEMINARIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO




BULLYING - SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO


A melhor forma de combatê-lo é orientando seus profissionais, prevenindo-os e conscientizando-os. É desta forma que a Cia Atores de Mar' quer ajudá-los a entender com mais profundidade tudo o que é relacionado ao BULLYING, encontrando soluções práticas e eficazes.

Com a experiência de onze anos envolvidos no projeto EU DIGO NÃO AO BULLYING, a Cia Atores de Mar' traz exclusivamente para a sua instituição o BULLYING - SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - envolvendo não só os professores, mas também os coordenadores, psicólogos, funcionários da administração, como também da limpeza, além da diretoria do grêmio estudantil. 

BULLYING - SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO é dividido em 4 MÓDULOS. Cada MÓDULO tem 90 minutos. Nos MÓDULOS 1º e 2º, as PALESTRAS DURAM 60 minutos, com mais 30 minutos para responder perguntas escritas. O 3º MÓDULO dura 90 minutos e é totalmente participativo. Aqui, teremos sugestões e projetos que estão funcionando bem dentro das instituições. Existe um moderador, mas a plateia pode também se pronunciar, opinando e dando sugestões. O 4º MÓDULO é o espetáculo BULLYING com 55 minutos e teremos mais 35 minutos de debate com participação do público.


PROGRAMA

MANHÃ
1º e 2º MÓDULO
Valeria Rezende da Silva é psicóloga, com especialização em Educação, proprietária do site http://bullyingnaoebrincadeira.com.br e autora do livro “BULLYING NÃO É BRINCADEIRA”, lançado em 2012. Em sua palestra, traz a visão de quem viveu mais de 20 anos dentro de escolas. Aborda o conceito bullying, as características que o delimitam e os tipos mais comuns. Explora os traços marcantes de seus personagens: o agressor, a vítima e o espectador, ressaltando os fatores que podem levar ao comportamento bullying e as consequências na vida de cada um e no clima da escola. De forma bem prática, apresenta os sinais que as crianças emitem quando são vítimas e/ou agressores, ressaltando que os professores devem estar constantemente alertas a esses sinais. Finaliza dando sugestões de combate ao bullying e ações que as escolas podem empreender para diminuir sua incidência.

Renato Porto é Mestre em Direito pela UNESA, tem Doutorando em Direito pela UNESA e pela Universidade de Burgos (Espanha), Especialista em Didática de Ensino Superior, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Responsabilidade Civil. Professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Escola Fundação de Ensino Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ), Escola da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ) além de sócio do escritório Porto Amaral Advogados S/C. É objetivo em sua palestra e direto em cima de tópicos como: Como identificar praticantes de bullying. Como se resguardar juridicamente (preservação da escola e pessoal). Bullying Virtual. Aplicativos e redes sociais (Secret, Facebook). Drogas Virtuais. Novas tendências e ECA.


TARDE
3º MÓDULO
Mar’Junior é ator, diretor, produtor, apresentador, compositor, escritor, roteirista e autor teatral, com mais de 33 anos de profissão, criou o projeto EU DIGO NÃO AO BULLYING em 2004. Desde então, viaja por todo o país. Proprietário do site http://ciaatoresdemar.com onde são abordadas várias matérias sobre BULLYING, com uma média mensal de 16 mil visitantes. É autor do livro "BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo.", compositor das músicas que compõem o EP BULLYING

A mesa comandada por Mar’Junior é composta também pela Psicóloga Valéria Rezende, pelo advogado Renato Porto, além de profissionais da Instituição e Convidados. Originalmente, levaremos propostas para que o ambiente e as relações possam ter maiores êxitos.


4º MÓDULO
APRESENTAÇÃO do espetáculo BULLYING com os atores PATRICK MORAES, JUNIOR BEÉFIERRI e grande elenco.

BULLYING retrata o dia a dia do aluno em sala de aula, mostrando o problema e dando uma das possíveis soluções, de forma lúdica, com diversos personagens sendo interpretados pelos atores. Dividido em 4 cenas, intercaladas por dança e música ( "LIMITES", "DE VIOLÊNCIA JÁ ESTAMOS CHEIOS", "PENSE UMA, DUAS OU MAIS VEZES", "PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO" e "O BULLYING É DO MAL"). No primeiro, há uma explicação sobre o tema, citando o que é bullying, quais suas causas e consequências, os tipos de bullying que existem e como podemos combatê-lo. Nas outras três cenas, apresentamos o problema (bullying) e damos uma das possíveis soluções, sendo que duas delas são dadas pelos próprios personagens/alunos, fazendo com que se entenda que eles mesmos podem resolver algumas questões sem a interferência dos profissionais da educação. Com isso, ajudando a formar o seu caráter. Após o espetáculo, há um debate, onde Mar’Junior relata casos que aconteceram com ele, que estão em seu livro, além de finalizar BULLYING - SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.




MAR’JUNIOR PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
CIA ATORES DE MAR’
CNPJ nº 13.228.881/0001-44 
IM nº 0504029-9
(DDD) 21 (SEDE) 24246254
(NEXTEL) 964584532 (WhatsApp) - (TIM) 969107833 - (VIVO) 998135413
email: ciaatoresdemar@gmail.com e ciaatoresdemar@ciaatoresdemar.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário