sábado, 23 de julho de 2011

Bullying: violência na escola

O bullying vem se tornando uma prática comum dentro das escolas. Fatos como implicância, discriminação e agressões físicas e verbais têm se mostrado frequentes, causando dor, angústia e sofrimento.

Esse comportamento de algumas crianças e jovens caracteriza-se por ser sempre intencional e realizado repetitivamente, sem motivação específica, segundo o Instituto de Psicologia da USP. Sendo assim, o agressor humilha e deprecia, pois quer ser “mais popular”, sentindo-se poderoso, e com isso obtém uma boa imagem de si.

Em decorrência disso, a vítima costuma ser tímida e distancia-se do resto da turma pela aparência física - raça, altura e peso - pelo comportamento ou ainda, pela religião. O educando atingido pelo bullying costuma ficar retraído e sofre, se tornando, assim, um alvo mais fácil, de acordo com dados do Unicef.

Portanto, faz-se necessário que a escola crie possibilidades de prevenção, como: estabelecimento de limites e o trabalho com os valores éticos, morais e sociais. A solução se dá através do diálogo com os envolvidos, tanto agressores, quanto vítimas e seus familiares. Além disso, em situações extremas, encaminhamentos a outras instâncias, como delegacias especializadas.

Matheus de La Rocha Romeu – 4º Ano – Eletrotécnica- IFRS- Campus Rio Grande

Fonte: Jornal Agora

3 comentários:

  1. Legal que colocaram minha redação num blog e eu nem sabia..

    ResponderExcluir
  2. Matheus, o nosso objetivo é unir forças e mudar condutas, sempre levando o amor.
    Grande abraço
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir
  3. Se é por uma boa causa, realmente não há problemas em publicar a redação aqui também.

    ResponderExcluir