sábado, 9 de julho de 2011

Escola Girassol desenvolve projeto para disseminar a paz

Desde 2006, a Escola Estadual Girassol desenvolve o “Projeto da Paz” com o intuito de disseminar entre os alunos a cultura da paz, não só no ambiente escolar, como também em casa, no trânsito e na convivência em sociedade.
Marilene das Graças, orientadora educacional da Escola explicou que ao longo do ano letivo, os alunos desenvolvem diversos trabalhos em sala de aula trabalhando o tema, com a confecção de cartazes e panfletos.
“Queremos despertar no aluno a cultura da paz, fazer com que resolvam os conflitos que surgirem na base do diálogo e do entendimento entre as partes. Neste projeto também trabalhamos a questão do Bullying”, destacou Marilene.

Ela explicou ainda que a Escola também desenvolve um trabalho de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. “Orientamos os alunos a denunciarem qualquer tipo de violência, doméstica ou sexual, para que possamos tomar as medidas cabíveis. A questão da violência sexual também é bastante trabalhada em sala de aula”, disse a orientadora.

Conforme Marilene, as atividades são intensificadas sempre no mês de maio, quando acontece a semana de enfrentamento. “Neste período os alunos participam de palestras, fazem caminhadas pelo bairro e entregam panfletos fazendo um alerta para os moradores”, frisou.

Marilene disse que quando é identificado algum caso, imediatamente os pais são chamados, o Conselho Tutelar é acionado e providências necessárias tomadas, pois este é um tema muito delicado e que requer a atenção de toda a sociedade.

Para desenvolver este trabalho, a Escola conta com a parceria do Departamento de Proteção Social e Especial da Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

A Escola Estadual Girassol fica localizada na Rua Jango de Menezes, n° 1082, bairro Buriti e atende hoje 475 alunos do Ensino Fundamental (1ª a 6ª série).

Fonte: BV News

Nenhum comentário:

Postar um comentário