domingo, 31 de julho de 2011

Um milhão de euros empregues pela Fundação da Juventude

A delegação regional da Fundação da Juventude da Madeira já empregou cerca de um milhão de euros em várias iniciativas que abrangeram milhares de jovens madeirenses.
Constituída em 2002, a Fundação da Juventude na Madeira tem desenvolvido projectos nos mais variados âmbitos. Com o objectivo de realizar e apoiar iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida adulta, para além de divulgar as acções da Fundação a nível nacional, esta delegação tem-se destacado pela dinamização de projectos no âmbito do Programa Juventude em Acção (2004, 2008/2009, 2009/2010) e por acções de formação financiadas pelo Fundo Social Europeu (2006, 2008, 2009/2010).

Entre 2004 e 2006, a delegação integrou o projecto no âmbito do Interreg, Raízes II, tendo feito parceria com instituições das ilhas Canárias e dos Açores. São ainda promovidas conferências sobre temas de interesse para os mais jovens, além da realização de sessões de esclarecimento sobre o programa europeu Juventude em Acção, sendo ainda prestado aconselhamento de jovens.

Relativamente aos projectos desenvolvidos no âmbito do programa Juventude em Acção, entre 2004 e 2005, foram realizadas várias acções como um programa de rádio, a publicação de um destacável sobre as questões europeias, uma campanha de informação sobre o voto juvenil, sessões de esclarecimento sobre o programa Juventude pelas escolas da Região e ainda a realização de um seminário temático sobre os jovens e a construção europeia. Como estas acções estiveram integradas na “Madeira Região Europeia 2004”, foi desenvolvido ainda um fim-de-semana dedicado à discussão da Convenção Europeia, assinalando o dia da Europa com uma exposição de trabalhos feitos por jovens madeirenses.

Ainda no âmbito do programa financiado por fundos europeus, Juventude em Acção, entre 2008 e 2009, foi dinamizado o programa “Integrar com a Música e com a dança”. Neste sentido, foram desenvolvidas oficinas de dança, música, expressão artística, tendo havido ainda uma sessão de música e expressão plástica.

Foram também realizados seis seminários sobre diversas problemáticas e assuntos que interessam os mais novos, como o papel da juventude na construção de uma identidade europeia, a prevenção da toxicodependência, planeamento familiar, alimentação saudável, igualdade de oportunidades e ainda foi dado a conhecer o programa Juventude em Acção.

“Democracia, Participação e Empreendedorismo” foi o último projecto desenvolvido pela delegação regional da Fundação, no âmbito da Juventude em Acção. Esta iniciativa movimentou dezenas de jovens que participaram em seminários temáticos, debates e exposições, tendo ainda participado em trabalhos de grupo sobre a temática regional. No encontro “Constrói o Teu Futuro”, os jovens apresentaram publicamente os seus trabalhos aos seus colegas, a responsáveis hoteleiros e ainda ao eurodeputado Nuno Teixeira. Foi criado até um blog “constroioteufuturo.blogspot.com”.

Ainda integrado no Juventude em Acção será desenvolvido em Setembro um novo projecto, desta vez sobre o bullying (ver destaque).

Já no que respeita ao projecto Raízes II, que foi desenvolvido no âmbito do programa comunitário INTERREG III B, foi dinamizado o projecto “Juventude Activa do Século XXI: Revalorizando a Cultura”. Foram realizados cursos de teatro e de iniciação de instrumentos tradicionais, houve um espectáculo com os jovens na Camacha e uma peça de teatro “Contando e Brincando”. No final, foi produzido um CD com a recolha de música tradicionais madeirenses.

Formação profissional é aposta da Fundação
A delegação regional da Fundação da Juventude na Madeira, desde 2006, tem vindo a desenvolver várias acções de formação profissional, com o apoio do Fundo Social Europeu.

A última acção de formação que esteve a ser desenvolvida foi o curso de educação e formação na área de padaria e pastelaria que deu, aos formandos, equivalência ao 9.º ano de escolaridade e destinou-se a jovens entre os 15 e os 24 anos.
Em Outubro, será dado início ao curso de educação e formação para jovens na área de operador de informática, também com equivalência ao 9.º ano de escolaridade.

No ano passado, terminou o curso de educação e formação de adultos na área de agente em geriatria, que também deu equivalência ao nono ano de escolaridade aos participantes. Em 2006, foi ministrado o curso de formação de formadores na área da promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, tendo se repetido em 2008.

Sara André dirige FJ
Sara André é a directora regional da Fundação da Juventude (FJ), cargo que ocupa desde 2003. Com currículo extenso em actividades associativas e de representação em vários domínios, destaca-se o facto de ter sido presidente da Associação Académica da Universidade da Madeira e passou naquela instituição por quase todos os seus órgãos de gestão por eleição dos colegas. Actualmente, é presidente da Associação dos Antigos Alunos na Universidade da Madeira.

Professora de profissão, Sara André é deputada à Assembleia Legislativa da Madeira, desde 2000. Ao longo dos anos tem apostado na sua formação, nas mais diversas áreas, e prepara-se para, este ano, apresentar a sua tese de doutoramento na área da Educação, pela Universidade de Cádiz.

Jovens ajudam na prevenção do bullying
A partir do mês de Setembro, a delegação regional da Fundação da Juventude vai dar início a um novo projecto: “Bullying - o papel dos jovens na sua prevenção”. Esta iniciativa consiste, numa primeira fase, na formação de um grupo de 14 jovens voluntários, provenientes de turmas do 10.º e 11.º anos de uma escola secundária onde o bullying tem uma maior incidência. A formação destes jovens será feita através de acções de âmbito lúdico-pedagógico e informativo. Na segunda fase deste projecto, os jovens irão protagonizar uma campanha de sensibilização junto de outros jovens em contexto escolar, de forma a consciencializar e sensibilizar os colegas para a prevenção e o combate ao bullying. Assim, os 14 jovens passam a ser educadores e transformadores da população em redor.

Do grupo dos 14, dez são alunos, mas os restantes estão envolvidos directamente neste novo projecto e que serão os responsáveis pelo acompanhamento, apoio e supervisão dos restantes jovens. No decorrer do projecto, os voluntários irão criar um blogue. No final da iniciativa, será promovido um encontro, aberto à comunidade escolar da Região, com peritos e com os 14 jovens participantes. Será feito ainda um programa de rádio.

Parceira em várias iniciativas
A Fundação da Juventude, na Madeira, é parceira em várias iniciativas. Até ao próximo ano, está a ajudar, em conjunto com a Casa do Povo de São Martinho, na dinamização do projecto Reinvent@.com, que é financiado pelo programa Escolhas. Trata-se de um projecto que decorre no Bairro da Nazaré e que pretende promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, bem como prevenir comportamentos de risco, através do desenvolvimento das competências individuais e sócio-familiares.

A instituição está a fazer parte da campanha de sensibilização sobre o bullying, em parceria com o Centro Comunitário de São Martinho e a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e que está a envolver 12 jovens.

Ainda este ano, a Fundação desenvolveu uma formação para mediadores de cursos EFA, destinado a formadores.

Programas nacionais estendem-se à Madeira
Além das muitas iniciativas que são desenvolvidas e preparadas especificamente na Região, a delegação regional realiza ainda programas e concursos de âmbito nacional. Assim, foram vários os concursos promovidos, sendo que o primeiro, em 2005, esteve relacionado com a sinistralidade rodoviária. Em 2007, o concurso foi sobre educação e prevenção rodoviária. Um concurso que já conta com a sua segunda edição é o: “Mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto”. Em 2008, houve ainda um concurso nacional de design em português, em que os jovens madeirenses participaram. Já na sua 19.º edição está o concurso para jovens cientistas e investigadores e no mesmo número de edições está o Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas (PEJENE).

Marília Dantas

Fonte: Jornal Madeira OnLine de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário