sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sintra é o concelho com mais casos de violência escolar

Se tivermos em conta apenas os dados referentes à área de Lisboa, segundo os dados da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) revelou esta quarta-feira os dados dos processos de inquérito nos primeiros seis meses deste ano. Entre os fenómenos criminais violentos mais detectados em Lisboa estão a violência doméstica, amplamente destacada, a violência escolar, a violência contra idosos, os abusos sexuais de menores e ainda os crimes contra funcionários.

Segundo o relatório, no primeiro semestre de 2011, foram instaurados 86 processos-crime relacionados com violência em comunidade escolar. Destes, segundo o mapa de informação estatística complementar, 27 foram instaurados no concelho de Sintra, enquanto na Amadora foram abertos nove processos por violência nas escolas.

A área correspondente ao DIAP de Lisboa surge com 19 inquéritos investigados, Sesimbra tem sete casos e o Montijo cinco. Todos os outros concelhos registam valores inferiores, nomeadamente, Oeiras e Loures que não viram a abertura de nenhum processo.

O mesmo documento revela também que a violência contra idosos é sobretudo registada nas ilhas, cujos processos são instruídos na PGDL, em comparação com qualquer outro concelho de Lisboa. Segundo o mesmo quadro, só no distrito de Ponta Delgada, Açores, foram instaurados 47 processos, 36 só em Ponta Delgado. O Funchal surge também destacado com cinco casos, assim como Almada com 10 casos.

A violência contra crianças, sem abuso sexual, somou 194 processos, ou seja, pelo menos uma agressão contra menores denunciada por dia. Dos quase 200 casos, 59 foram registados em Almada, 55 no DIAP de Lisboa, 17 em Vila Franca de Xira e 16 em Torres Vedras.

Quanto aos casos de abuso sexual de menores é possível verificar, não só que os casos aumentam em comparação com a violência sem abuso, e que as ilhas voltam a pertencer aos distritos com mais casos denunciados. Assim, o DIAP de Lisboa lidera com 61 processos, logo seguido por Almada com 58 casos, Ponta Delgada tem 44 inquéritos, o Barreiro tem 31 e o Funchal regista 30 processos.

A violência contra deficientes registou 31 inquéritos. A grande maioria, 29, foi instaurada no distrito de Almada.
Segundo o mesmo documento, a violência contra profissionais de saúde averbou quatro inquéritos crime , três na Amadora e um no DIAP de Lisboa.

Os casos de violência doméstica chegaram aos 5.324, sendo que Almada, Sintra, Lisboa, Cascais, Ponta Delgada e Funchal registam o maior número de processos.

Crimes de coacção e resistência sobre funcionário atingiram os 352 inquéritos.

Entretanto, a PGDL refere que no Distrito Judicial de Lisboa os inquéritos entrados, durante o primeiro semestre de 2011, tiveram a duração média de quatro meses e sete dias. O prazo legal para inquéritos é de oito meses.

O Distrito Judicial de Lisboa abrange os círculos judiciais de Almada, Angra do Heroísmo, Barreiro, Caldas da Rainha, Cascais, Funchal, Lisboa, Loures, Oeiras, Ponta Delgada, Grande Lisboa Noroeste, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Fonte: TVi 24 de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário