sábado, 16 de julho de 2011

Especialistas debateram bullying escolar no CESPU

A CESPU — Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário levou a efeito ontem um workshop sobre saúde mental, tendo como tema a prevenção do bullying escolar. Marta Silva, uma professora de enfermagem de Ribeirão Preto, no Brasil, apontou a assistência em saúde e educação, o desenvolvimento social, as práticas desportivas e o acesso à cultura como factores de possível redução do fenómeno.

O auditório, composto por dezenas de estudantes daquele estabelecimento de ensino, assistiu ainda de manhã à intervenções de um magistrado do Ministério Público de Ponte de Lima, Ramiro Santos, e da psicóloga Tânia Pais, autora de um portal sobre esta questão. Joaquim Pires, enfermeiro com desempenho profissional na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga, introduziu a questão com recurso a notícias di vulgadas na comunicação social. Uma a dar conta da reclamação de professores para que este seja considerado um crime público, outra a difundir a opinião de que esta é uma prática que pode levar ao suicídio, outra ainda a identificar grupos como especialmente vulneráveis, como é o caso dos sobredotados.

No mesmo wokshop debateu-se também alcoolismo na adolescência, demência no idoso e factores de stress no contexto de trabalho.

Segundo Joaquim Passos, coordenador da cadeira de Saúde Mental e Psiquiatria dos 3.º e 4.º anos, e responsável por esta iniciativa, “partilhar conceitos e experiências em contexto clínico e de investigação” e “analisar práticas avançadas em saúde mental e reflectir sobre novas perspectivas de intervenção em saúde mental e psiquiatria” foi objectivo deste workshop.

Fonte: Correio do Minho, autor Rui Serapicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário