sexta-feira, 8 de julho de 2011

Direções escolares em situações emergenciais

- Equipe da Secretaria de Educação vai atender a demanda que resulta de chamadas telefônicas 24 horas

Resolução da Secretaria de Estado de Educação, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (6/7), instituiu um grupo de trabalho para atuação em situações emergenciais e de orientação às unidades escolares. A equipe, formada por nove profissionais da secretaria, vai atender de perto às demandas que chegam das direções escolares por chamadas telefônicas 24 horas. Os números, exclusivos para este atendimento, foram divulgados somente aos gestores. - Criamos este canal de comunicação porque entendemos que a Secretaria de Educação deve acompanhar e prestar assistência imediata às equipes escolares em diversos casos que envolvam o bem-estar e a saúde de servidores, alunos e familiares, assim como o bom andamento da rotina escolar – comentou o subsecretário de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Becker Júnior.

O grupo poderá interferir em casos extremos de bullying, por exemplo, levando suporte pedagógico e psicológico à comunidade escolar. O trabalho está associado a outras ações do Programa de Saúde nas Unidades Escolares - como palestras para os servidores e reuniões nas escolas - e dará origem a relatórios mensais, com estatísticas e análises dos casos.

Em abril, os secretários de Educação e de Saúde, Wilson Risolia e Sérgio Côrtes, estiveram presentes à primeira palestra sobre Saúde Mental na Escola, que deu início ao programa. O encontro, realizado no Centro Cultural Light, no Centro, teve o apoio de profissionais do Serviço de Neuropsiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

O objetivo foi oferecer noções sobre o desenvolvimento humano na infância e adolescência, possibilitando aos docentes uma atuação preventiva nas situações de conflito e tensão no ambiente escolar, e melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Um DVD, com a gravação do encontro e depoimentos de especialistas, será distribuído às 1.457 unidades da rede estadual. - Já tratamos também do tema Saúde Vocal, sob a orientação de fonoaudiólogos, e estamos preparando uma palestra sobre Dislexia. É importante estarmos atentos às necessidades de nossas escolas e colaborarmos para a preservação de um ambiente saudável – completou o subsecretário.

Fonte: O Diário de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário