sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bullying e assédio são tema de evento

1ª Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação foi lançada ontem e terá atividades voltadas à educação

Lígia Ligabue

Lançada oficialmente ontem pela Associação Bauru pela Diversidade (ABD) e Secretaria Municipal do Bem-estar Social (Sebes), a 1.ª Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação irá focar o combate ao bullying. A semana, que será desenvolvida paralelamente à “3ª Semana da Diversidade” e “4ª Parada da Diversidade” (marcada para o dia 28 de agosto), vai abordar o tema nas escolas da rede municipal e também no ambiente de trabalho, na conscientização contra o assédio moral.

O lançamento da série de eventos contou com as presenças da vice-prefeita, Estela Almagro (PT), a secretária municipal do Bem-Estar Social, Darlene Tendolo, o presidente da ABD, Markinhos Souza, os vereadores Roque Ferreira (PT) e Chiara Ranieri Basseto (DEM) e a secretária municipal da Educação, Vera Caserio.

Também estiveram no evento representantes da Secretaria Municipal de Cultura, do Comando do 4.º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I), Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Químicos, Conselhos de Usuários do Transporte Coletivo, Condição Feminina, Comunidade Negra, Portadores de Deficiência, Serviço Social e Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil.

A programação do evento começa dia 22, com a abertura oficial e a entrega do prêmio “Eu faço a diferença”, que homenageia personalidades de Bauru que se destacaram pelo combate ao preconceito e fortalecimento do respeito à diversidade.

De acordo com Markinhos, na edição deste ano as pessoas poderão participar da premiação, indicando nomes. As indicações podem ser feitas por e-mail (markinho @baurupela diversidade.org.br ou rick@baurupela diversidade.org.br). Os nomes serão analisados e escolhidos pela comissão organizadora.

Durante a semana, serão desenvolvidas atividades direcionadas envolvendo as secretarias municipais e entidades participantes. “Haverá uma grande mobilização na Educação para debater a questão no bullying nas escolas. O objetivo é enfrentar o problema”, explica.

O bullying deriva da palavra inglesa bully, que designa o ato de intimidar alguém por meio de algum tipo de superioridade, seja física ou psicológica. O problema é muito comum nas escolas, mas também pode afetar o ambiente de trabalho. Em muitos casos, a situação pode configurar assédio moral.

Por isso, a organização também entrará em contato com a CUT para debater a questão dentro das empresas. “O objetivo é combater a perseguição, a estigmatização de pessoas dentro do ambiente de trabalho.”

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário