sexta-feira, 15 de julho de 2011

Professores são preparados para lidar com bullying, no PI

Na rede municipal de ensino, os professores estão sendo preparados para lidar com bullying

Um dos temas mais debatidos na atualidade, o bullying se caracteriza por formas de comportamento e atitudes agressivas com intimidações verbais, intencionais e repetitivas. Problema com abrangência mundial, o bullying pode ser exercido por mais de um indivíduo e causa dor e angústia no alvo das agressões, que geralmente não tem a possibilidade de se defender dos ataques.

Segundo a coordenadora pedagógica Elizelma Almondes, as formas de bullying mais comuns nas escolas da rede municipal de Picos identificas pelos professores são os apelidos. Quem está numa sala de aula precisa estar atento para diferenciar uma brincadeira sadia e um caso de discriminação e intimidação.

“O professor precisa ter bastante percepção para distinguir entre uma brincadeira considerada normal e uma situação onde a criança chora, fica reprimida. Caso isso ocorra, deverá tomar alguma atitude”, frisa Elizelma.

Quando um caso de bullyng é identificado em uma escola da rede municipal de ensino, o professor comunica imediatamente à direção. O próximo passo é relatar o caso à secretaria de Educação, que com apoio de psicopedagogas realiza palestras naquela escola. Em casos extremos, as crianças atingidas recebem atendimento individual.

Preocupado com a situação, o vereador Diogenes Medeiros (PPS) apresentou recentemente um Projeto de Lei que prevê a criação de 07 de abril como Dia Municipal de Combate ao Bullying. A proposta abarca iniciativas como palestras nas escolas com objetivo de debater o tema com os estudantes.

Fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário