sábado, 2 de julho de 2011

Palestra realizada em Itaquaquecetuba abordou o bullying no contexto escolar

Este mês, na Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, Fatec, Av. Itaquaquecetuba, 711 – Monte Belo, houve a palestra com a Profª. Mª. Marta Morgado Pereira Valente sobre Bullying no contexto escolar para os diretores, assistente de supervisão e coordenadores do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba. O objetivo foi conscientizar e prevenir a violência nas escolas municipais e ao mesmo tempo apoiar os projetos sociais realizados pela Secretaria, os quais trabalham a relação escola e família.

Segundo Marta, Bullying é uma violência continuada, física ou mental praticada por um indivíduo ou grupo contra outro indivíduo que não é capaz de se defender por si só. “Não é fácil definir esta palavra. Ela é de origem inglesa: uso do poder e da força com o objetivo de intimidar ou perseguir alguém. Algumas vezes envolve bater, empurrar ou chutar. Inclusive ameaças, gozações, zombarias são mais comuns e podem causar grandes danos.”

Marta comentou que o bullying nas escolas é muito mais comum do que pensam os professores e os pais. Os docentes precisam ter tempo, paciência e habilidades para lidar com as crianças envolvidas nesse tipo de violência. “ A política da escola deve ser para prevenir e não apenas para controlar o bullying”, afirmou.

Principais causas do comportamento agressivo: baixa tolerância à frustação; sentimento de insegurança; constante pressão para destaque nas atividades e falta de treino de habilidades sociais.

Para a secretária de Educação, professora Vera Garcia, os diretores, assessores de supervisão e os coordenadores têm papel imprescindível na prevenção desse tipo de agressão e cabe a eles multiplicar essas informações entre os professores para que a escola – como um todo – possa adotar estratégias para evitar que amanhã um aluno tenha seu futuro comprometido por causa do bullying. “Contamos sempre com o apoio da administração municipal para a realização de palestras importantes como essa”, disse.

Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetura

Fonte: http://www.encontraitaquaquecetuba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário