segunda-feira, 30 de março de 2015

O melhor e mais eficaz projeto antibullying do país

Fonte: R7

O bullying é considerado como o mal do século para uns e para outros, uma coisa banal. Mas, podemos constatar que as matérias que saem diariamente nos jornais, nos blogs, nos programas de televisão, nos noticiários mostram que, a cada dia que passa, a violência tem aumentado. E violência com perseguição tem um nome e este nome chama-se bullying.

Depois de sofrer violência física, psicológica e verbal na infância e adolescência na própria família; e ter se rebelado com a perseguição sofrida, na adolescência tornando-se agressor; chegando a fase adulta, só começou a mudar com o nascimento da sua primeira filha. Depois, veio seu primeiro filho, que o fez mais ainda refletir, até que há 18 anos teve um encontro com Jesus Cristo, mudando de vez a sua história de vida.

"É um livro autobiográfico, escrito em pequenas histórias, como se fossem capítulos, logicamente das que vieram a minha lembrança, sobre a infância e adolescência sofrida que passei. Foi difícil demais eu me revelar para a sociedade, mas se fez necessário para que pais não cometam os mesmos erros que o meu pai cometeu comigo." relata Mar'Junior autor do livro e criador do projeto EU digo não ao BULLYING.

Mar'Junior criou com seus filhos, os atores Patrick Moraes e Priscilla Moraes, a Cia Atores de Mar' em 2002. No ano seguinte, tomou conhecimento da expressão bullying. Estudou a fundo e descobriu que tinha sofrido e praticado. Era necessário então fazer algo para alertar pais e, principalmente, alunos e professores. Foi quando criou e iniciou-se em 2004 o espetáculo BULLYING que é dividido em quatro cenas que abordam o dia a dia dos alunos em sala de aula, mostrando o problema e dando uma das possíveis soluções.

A partir daí, o projeto cresceu e foi criada a semana do "EU digo não ao BULLYING" dentro das escolas de ensinos fundamentais e médios. Os alunos e professores passam uma semana assistindo filmes, debatendo nas salas de aulas, pesquisando, montando murais e finalizando com uma redação sobre o tema. No fechamento, a Cia Atores de Mar' aparece na escola e faz a apresentação de BULLYING que alguns chamam de musical, já que os atores cantam e dançam cinco músicas voltadas ao tema. Depois, Mar'Junior faz um debate com os alunos. "O debate que Mar' faz é importante, porque os alunos podem entender os seus problemas, já que ele revela acontecimentos de sua vida e faz ligações com os dias atuais. Chega a ser comovente e muitas das vezes encontramos pessoas chorando, pois têm histórias parecidas com a dele." revela o ator e diretor Patrick Moraes.

Inclusive o CD com essas músicas foi lançado em 2012. Tanto o livro quando o CD, podem ser comprados na loja virtual que a Cia Atores de Mar' tem em sua página no Facebook.

A Cia Atores de Mar' mantém um blog, atualizado diariamente, sobre o tema. Hoje, a sua visualização mensal gira em torno de 6 mil, já tendo piques de 18 mil. Lá no blog, além de ter matérias sobre o tema do Brasil e exterior, o que é uma grande fonte de pesquisa, também tem o trabalho que a Cia faz viajando o país com vídeos com depoimentos dos educadores, matérias na imprensa, vídeos de trechos do espetáculo, os clipes das músicas, quase todas as leis existentes no Brasil sobre bullying e a campanha nacional que é feita nas redes sociais, sempre em outubro, com artistas e publico em geral.

São mais de 300 mil espectadores que já presenciaram a peça BULLYING escrita e dirigida pelo Mar'Junior e tem as coreografias assinadas pela Priscilla Moraes. No elenco, estão Patrick Moraes, que faz o espetáculo desde 2004, além de Junior Beéfierri, que entrou no espetáculo em 2009, também a Vick Damascena que está há dois anos nele e a estreante Carolina de Oliveira.

Assista ao depoimento dos educadores e algumas cenas no Colégio São Paulo de Teresópolis https://youtu.be/2WfOeJKViYE

Cia Atores de Mar' está em todas as redes sociais como Youtube Twitter Linkedin Instagram Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário