sexta-feira, 20 de março de 2015

Não façam isso com a Carlota!

Divulgação, FTD
Divulgação, FTD
A sugestão desta sexta-feira traz um tema muito atual, já enfocado pelo blog, mas nunca é demais se o objetivo for pelo menos diminuir bastante essa praga chamada bullying.
Pode ser uma brincadeira para quem o pratica, mas não tem graça nenhuma para a vítima, que geralmente tem sua autoestima jogada lá no porão. Isso quando as consequências não são ainda mais desastrosas.
No livro “Carlota Bolota”, de Cristina Porto, a personagem narra sua vida desde o nascimento, marcada pelos episódios de bullying devido à obesidade. A discriminação começa na própria casa, pelo apelido colocado pelo irmão. A história chega ao seu apogeu quando Carlota torna-se craque de um time de futebol.
Só para lembrar: 7 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Essa data foi escolhida porque foi em 7 de abril de 2011 que ocorreu um dos mais marcantes atentados dentro de uma escola brasileira. O ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo, Rio de Janeiro. Armado, começou a disparar contra os alunos dentro de uma das salas de aula. No ataque, matou doze estudantes com idade entre 12 e 15 anos, além de ter deixado outros 20 feridos. O atirador, que havia sido vítima de bullying quando era aluno daquela escola em sua adolescência, cometeu suicídio logo após a ação, em episódio que ficou conhecido no País como o Massacre do Realengo.
“Carlota Bolota”, de Cristina Porto com ilustrações de Bruna Assis BrasilEditora FTD, 40 páginas, R$ 36,90.
Fonte: Blog do Aldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário