quinta-feira, 26 de março de 2015

Crianças alertadas para o Cyberbullying

Fonte: Jornal Nordeste

Bragança 
foto

Este foi um dos temas em destaque na Semana Aberta do Centro Social e Paroquial de Santo Condestável
As crianças e jovens que frequentam as valências do Centro Social e Paroquial Santo Condestável, em Bragança, receberam conselhos para evitar o bullying e o cyberbullying, na passada quarta-feira, no âmbito da V Semana Aberta organizada pelo Centro.


Vítor Barrigão, professor da Escola Superior de Educação de Bragança e investigador de cyberbullying, considera que para evitar a violência entre crianças e jovens na Internet é necessário que os pais controlem o que os filhos fazem, mas também que eduquem os filhos de forma a que “possam aceder à Internet com liberdade, mas com regras”.


O número de casos de cyberbullying tem vindo a aumentar nos últimos anos, no entanto, acredita-se que a maioria ainda não seja denunciado. O professor do Instituto Politécnico de Bragança considera importante “alertar os jovens para os sinais deste tipo de violência, de forma a que possam denunciar estas situações aos pais e professores”. 


João Geraldo e David Simões, de 12 anos, garantem que estão bem informados sobre os perigos da utilização da Internet e sabem identificar os casos de cyberbullying. “Muitas vezes aparecem comentários nas redes sociais a insultar as outras pessoas. Por vezes, não fazemos mal nenhum, mas há pessoas que, por nos acharem mais fracos do que eles abusam disso e nós é que sofremos as consequências, constata João Geraldo. 


Já David Simões considera que é mais difícil ultrapassar as marcas deixadas pelo bullying do que pelo cyberbullying. “No cyberbullying podemos ignorar, mas quando se trata de bullying podemos ficar com uma marca difícil de ultrapassar”, afirma o jovem. 


A V Semana Abertada instituição foi, pela primeira vez, dedicada exclusivamente à infância e juventude. “Com esta Semana Aberta pretendemos abrir as portas à sociedade e trazer cá conferências e workshops relevantes para estas faixas etárias”, frisa Sérgio Fernandes, Educador de Infância na instituição. 


O Centro Social e Paroquial de Santo Condestável tem mais de 200 crianças nas valências de jardim-de-infância, creche e Atelier de Tempos Livres.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário