quinta-feira, 12 de março de 2015

Após doença e bullying, jovem aposta na malhação e emagrece 25kg no AP

Jarly Garcia tinha hábitos alimentares incorretos, mas após o diagnóstico de gordura no pâncreas e sofrer bullying, mudou a drasticamente a rotina de vida


Por Macapá, AP
Mudanças de hábitos e rotina sempre são um grande desafio. Para perder peso e levar uma vida saudável, às vezes é necessário vencer o desafio de superar os próprios limites. Mas, quando essa rotina afeta a saúde e autoestima, o desafio é ainda maior. Em Macapá, a história de uma jovem que passou por essa “reviravolta” chama a atenção. Jarly Garcia, de 25 anos, apostou na mudança da alimentação e numa rotina de malhação pesada para conseguir reverter um diagnóstico drástico de gordura no pâncreas. A doença foi a primeira motivação para perder 25 quilos.
Após doença e bullying, jovem aposta na malhação e emagrece 25kg no AP (Foto: Arte: GloboEsporte.com)Jarly Garcia mudou radicalmente a rotina e perdeu 25 quilos, ganhando novas formas (Foto: Arte: GloboEsporte.com)

A jovem conta que ainda adolescente engravidou do pequeno Daniel, hoje com sete anos. Nessa época, pesava 65 quilos. Porém, após a gravidez a Jarly diz que 'relaxou' completamente. O que antes era rotina, como a prática de modalidades esportivas como handebol, vôlei e futsal, passaram a ser cada vez mais escassas. Aliando hábitos alimentares incorretos, a situação era previsível: algum problema poderia aparecer.   
- Eu parei completamente de praticar as atividades esportivas. Tinha preguiça, não tinha motivação, além da falta de tempo, pois tinha que cuidar do meu filho e dos afazeres de casa. Outra coisa foi a alimentação incorreta e totalmente desenfreada. Frituras, refrigerantes e alimentação sem controle fizeram dia após dia, eu aumentar de peso. Isso começou me trazer problemas - disse Jarly.
Após doença e bullying, jovem aposta na malhação e emagrece 25kg no AP (Foto: Arte: GloboEsporte.com)A diferença entre a foto antiga e outra após a nova rotina de exercícios físicos (Foto: Arte: GloboEsporte.com)
A situação mais grave aconteceu quando precisou ser internada às pressas e o diagnóstico foi cruel: gordura em excesso no pâncreas, o que poderia causar problemas nas artérias, no cérebro e provocar doenças como diabetes e obesidade. Para a jovem esse foi o ponto determinante. 
Dedicação! Mulher aposta na malhação e perde 25 quilos no AP (Foto: Arquivo Pessoal/Jarly Garcia)Foto de Jarly em 2010 ao lado da tia (Foto: Arquivo Pessoal/Jarly Garcia)
-  Fiquei internada um bom tempo e isso me causou muitos problemas. A situação me fez refletir que tinha que mudar, caso contrário poderia morrer. Foi aí que não tive dúvidas que comecei aos poucos a mudar minha rotina - relembra.
Como se não bastasse a saúde em risco, Jarly revela outro problema pessoal ainda contribuiu para mudar a vida sedentária. Já pesando cerca de 90 quilos, as piadinhas e brincadeiras de conhecidos começam a incomodar a moça. Choros e muito sofrimento fizeram parte dos acontecimentos que já estavam se tornando comuns. Completamente desacreditada, sofria bullying diariamente e decidiu que ia mudar a história.
- Falava para as pessoas que isso tudo ia mudar, mas elas não acreditavam. Coloquei na minha cabeça que ou eu mudava aquela situação ou ia servir de chacota pro resto da minha vida. Aos poucos fui cortado aquelas comidas e coisas mais gorduras. Frituras e refrigerante foram os primeiros. A partir daí, vi que a minha saúde melhorava. Isso serviu de motivação para continuar no meu foco - afirmou.
Fiquei internada um bom tempo e isso me causou muitos problemas. A situação me fez refletir que tinha que mudar, caso contrário poderia morrer. Foi aí que não tive dúvidas que comecei aos poucos a mudar minha rotina
Jarly Garcia
 A reeducação alimentar foi o primeiro passo. Começou comer porções pequenas de feijão, peito de frango, carne, saladas e clara de ovo. No início, confessa Jarly, foi muito difícil, porém, aos poucos conseguiu acostumar-se. Além de buscar alimentos saudáveis, a jovem acadêmica de educação física conta que comer de três em três horas, também contribui bastante. 
- Isso se tornou comum e faço questão de não fugir à regra. Comer alimentos saudáveis e seguindo horários, facilitou bastante. Aos poucos vi que meu peso em baixando e isso me deixava bem. Conseguia respirar com mais tranquilidade e melhoria da qualidade de vida foi se tornando cada vez mais visível - destaca.
Dedicação! Mulher aposta na malhação e perde 25 quilos no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)Na academia: a jovem pega pesado e diz ter dedicação máxima nos treinos (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
A mudança de hábitos não parou por aí. Há cerca de seis meses começou a praticar aeróbica, malhação e aeróbica, três vezes por semana. As atividades aceleraram ainda mais a perda de peso. Atualmente, Jarly voltou aos  65 quilos e conta que hoje as pessoas perguntam quais as dicas para conseguir a perda de peso. Ao olhar as fotos do passado, ela mesma fica impressionada.
- Nossa, não consigo acreditar que estava desse jeito, não dá pra acreditar. Sem dúvida que é a minha história de superação e hoje me orgulho de tudo que enfrentei - diz Jarly.
Agora Jarly Garcia segue a rotina de malhação sem exageros e, mais do que nunca serve de exemplo para muitos que querem melhorar a saúde. E finaliza dizendo que, para ainda quem não acredita, sim, é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário