quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PAUTA DOS GRUPOS DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE AS PRODUÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO DESSE CONHECIMENTO

Lívia Sousa da Silva, Laura Maria Silva Araújo Alves

Resumo

Espera-se contribuir para o levante do conhecimento acadêmico-científico, produzido atualmente pelos grupos de pesquisa cadastrados na base de dados do diretório do CNPQ; não apenas para compor um cenário das abordagens dadas ao fenômeno da violência nas escolas e seus matizes; mas principalmente, para problematizar a política de divulgação desse conhecimento – e de maneira geral, da que é desenvolvida no país – e os comprometimentos para uma socialização eficaz, que permita o empoderamento social e a construção de uma cultura científica cidadã. Para tanto, a investigação percorreu a base de dados do diretório do CNPq, as home pages dos grupos de pesquisa e os currículos lattes de seus líderes, para o remonte das informações pretendidas. Ao logo de todo a pesquisa a dificuldade de acesso aos trabalhos científicos e esclarecimentos sobre o conteúdo das pesquisas desenvolvidas pela maioria dos grupos foram pontos marcantes na pesquisa, que nos levaram a conclusão de que não há acesso facilitado ao conhecimento, nem mesmo aos que partilham dos códigos acadêmicos. Dificultando as informações que poderiam estar contribuindo, instrumentalizando ações educativas de prevenção e intervenção à violência nas escolas.
 
Fonte: FURB

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