Célia Pires
Segundo informações de um grande jornal a violência escolar aumentou em Araraquara. Seriam de acordo com dados colhidos no Conselho Tutelar cerca de 60 ocorrências registradas mensalmente pelo referido órgão e que esse volume de atendimento cresce 10% ao mês desde o começo do ano.
A violência vai de agressão fisica entre os alunos a drogas na escola.
Os bairros mais afetados por essa violência seria Sâo Rafael, Selmi Dei, Jardim América, Parque São Paulo e Hortênsias.
Outro dado seria de que apesar da maioria dos casos ocorrer em escolas públicas, o registro de violência em escolas partcuilares também vem num crescendo cheganado a 40% do total dos casos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação existem projetos de combate à violência que envolvem as 54 escolas.
Em toda a rede, entre as ações já adotadas para combater conflitos no ambiente escolar, destaca-se o Sistema de Proteção Escolar (SPE). Implantado em 2009, o programa articula um conjunto de ações, métodos e ferramentas que visam disseminar e articular práticas voltadas à prevenção de conflitos no ambiente escolar, à integração entre a escola e a rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente e à proteção da comunidade escolar e do patrimônio público.
A Secretaria também trabalha o tema violência em outros dois programas: “Prevenção Também Se Ensina”, destinado à redução da vulnerabilidade dos alunos em relação ao uso do álcool, tabaco e outras drogas, além de trabalhar a prevenção da gravidez na adolescência, e o “Comunidade Presente”, que promove a discussão de temas relacionados aos direitos humanos, ética, cidadania e propõe estratégias de comunicação pela não violência e de resolução pacífica de conflitos
Melhorias
Indagado sobre o assunto o secretário municipal de Educação, Nino Mengatti, diz que principalmente, nas escolas de educação infantil não há registros e nas de fundamental foram todas algumas atitudes como a melhoria da qualidade da própria educação o que envolve, por exemplo, a implantação do Sistema Sesi , laboratórios de informática com internet em todas as escolas, além de outras intervenções.
Para se ter uma idéia todas as escolas do Ensino Fundamental, inclusive a do campo têm através de um contrato com uma empresa,guardas desarmados durante o dia e armados durante à noite, além de cameras que monitoram esses prédios durante 24 horas. “Acho fundamental mais que monitorar e colocar cameras, ter professores em quantidade para que esses alunos fiquem em sala de aula”.
Mengatti também cita a parceria feita com o professor Marcos Liba que se refere à campanha anti- bullyng, com o Dr. Jadson da Policia Federal no combate á pedofilia para evitá-la. “Fizemos algumas ações com o Ministério Público, com a Guarda Municipal que tem ido ás escolas, como Comad na prevenção de drogas, além disso as reformas estruturais dentro das unidades que dão mais conforto às crianças acaba gerando a apropriação da coisa pública, ou seja, a comunidade começam a preservar o patrimônio público e isso também diminui a violência dentro da escola”.
Fonte: Araraquara Jornal O Imperial
Nenhum comentário:
Postar um comentário