domingo, 11 de dezembro de 2011

Polícia Militar e Escolas planejam JCC para 2012

A Escola Estadual São Vicente de Paulo abrigou no último sábado (3) a reunião de avaliação das atividades do programa Jovens Construindo a Cidadania - JCC em 2011. Encontrão serviu ainda para planejar as atividades para 2012. Estiveram presentes capitão Luciano Reis, tenente Jésus, cabo Ivanildo, soldado Knupp, além de diretores dos seguintes educandários: E.E. João Xavier da Costa, E.E. Salime Nacif, E.E. Renato Gusman, E.E. Maria de Lucca, E.E. Salime Nacif, E.E. Pearl White (APAE) e E.E. São Vicente de Paulo.

 

Pesquisa científica
O JCC de Manhuaçu foi alvo de pesquisa científica feita pelo Capitão Luciano Reis no Curso de Especialização em Segurança Pública, realizado na Academia da Polícia Militar em parceria com a Fundação João Pinheiro.

Com o tema: “O programa Jovens Construindo a Cidadania como instrumento fomentador do protagonismo juvenil nas escolas do município de Manhuaçu” a pesquisa avaliou o desenvolvimento do JCC nos anos de 2009 e 2010.

A pesquisa foi bem abrangente ao abordar a violência escolar e questões específicas como o bullying, sendo que alunos e professores das escolas responderam questionários voltados para a avaliação do JCC e sobre violência escolar.

Dentre vários aspectos analisados que permitiram conhecer um pouco mais sobre a questão da violência escolar e a contribuição do JCC destaca-se o fato de que 82,5% dos pesquisados responderam que as atividades sociais, voluntárias e culturais desenvolvidas pelo programa JCC, nos anos de 2009 e 2010, contribuíram para construção da cidadania dos alunos.

Coordenação
Para o ano de 2012, o capitão Luciano Reis assumirá a Coordenação do JCC, sendo apresentado na reunião aos Diretores e, na oportunidade, palestrou aos presentes a respeito da pesquisa científica realizada.

Ao falar a respeito da nova função, o capitão Luciano Reis, ressaltou que “devemos dar continuidade ao excelente trabalho que foi desenvolvido nos últimos três anos, fortalecendo ainda mais essa parceria entre a Polícia Militar e as Escolas para que tenhamos um ambiente saudável e livre das drogas e violência nos educandários”.


Foi apresentado também o soldado Knupp, que passará a atuar nas escolas como o Orientador do programa junto aos Alunos das sete escolas parceiras.

Agradecimentos
O tenente Jésus agradeceu aos diretores pela parceria que permitiu realizarem várias atividades como os dois Encontros dos Grupos Principais do JCC e duas Gincanas, ações que geraram reflexos positivos dentro e fora das escolas.


Cabo Ivanildo também deixou seu agradecimento, lembrando que mesmo estando em outra função na Polícia Militar “as atividades realizadas ficaram gravadas eternamente em sua memória e que pretende, como voluntário, continuar a ajudar as escolas”.

Planejamento para 2012
De forma conjunta com a direção das escolas ficou definido um calendário prévio de atividades para o ano de 2012, que contemplará a realização do 3o Encontro dos Grupos Principais do JCC e lançamento da 3a Gincana Solidária JCC no mês de março.

Como sugestão dos diretores, serão desenvolvidas atividades para promover a interação das escolas e dos Grupos Principais do JCC no decorrer no ano como: Torneios Esportivos, Noite de Talentos e Concurso Garota e Garoto JCC.
 
 
Fonte: Manhuacu

Nenhum comentário:

Postar um comentário