sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NRE encerra ciclo de palestras sobre violência escolar

O Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte encerrou nesta quinta-feira (8), o ciclo de palestras do projeto Criança e Adolescente na Escola: Essa Lição é para todos. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, e contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas entre professores, alunos e autoridades.

Durante todo o ano foram realizadas palestras em cada um dos 14 municípios atendidos pela regional buscando fortalecer a articulação entre os órgãos competentes que atuam no enfrentamento da violência contra a criança e adolescentes. A ação também serve para resgatar os alunos que estão fora da escola e manter os que já estão dentro.

Esse trabalho em conjunto faz com que o aluno se sinta motivado em estar na escola. “É importante estarmos formando essa ação conjunta para criarmos mecanismos para que os alunos permaneçam na escola”, disse Sergio Ferraz, chefe do núcleo.

Segundo Fernanda Scaciota, diretora de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (SEED), essa articulação reforça a busca por resultados mais eficientes. “O mais importante foi essa rede de atuação que nós tivemos com todos que atuam no enfrentamento para que possamos obter melhores resultados”, disse.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude do Paraná, Murilo José Digiacomo, reforçou a importância do trabalho desenvolvido entre escola e comunidade para melhorar a qualidade de ensino. “É um trabalho de todos, escola, alunos e pais. Quando a criança se afasta da escola, ela se torna vulnerável a drogas e a todo o tipo de violência”, afirmou.
Tenente-coronel Dabul
Foto: Giuliano Gomes/SEED

O tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, destacou o trabalho da comunidade. “O enfrentamento à violência tem que ser uma prática feita em conjunto entre os órgãos competentes, escolas, alunos, pais e comunidade”, ressaltou.

O projeto surgiu da proposta do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns e do procurador geral do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto. O objetivo é discutir soluções para trazer as crianças e adolescentes que de volta para a escola e manter as que já estão.


As palestras organizadas pelo Núcleo são resultado da parceria com Patrulha Escolar, Ministério Público, Promotoria Pública, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselhos Tutelares, Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs), prefeituras, secretarias municipais e Secretaria de Estado da Saúde. 

Fonte: Secretaria de Educação do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário