terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alunos recebem premiação do concurso “MS contra a violência”

Cheio de felicidade e com um sorrido no rosto o pequeno Caio Cezar Fernando dos Passos recebeu um dos prêmios do concurso de desenho “MS contra a violência” que aconteceu na manhã desta segunda-feira (5) no auditório da Governadoria. O aluno da Escola Estadual Dom Bosco, de Corumbá, ganhador de um notebook, desenvolveu em seu desenho o tema “Quem bate na mulher machuca uma família inteira”.

Caio, fez um apelo para as mulheres que sofrem este tipo de violência. “Peço que elas denunciem; nestes casos, o melhor é agir e não deixar mais que isso aconteça. Isso traz sofrimento a todos”, comentou o estudante que recebeu o prêmio de 1º colocado na categoria A do concurso.

O concurso realizado pelo governo do Estado por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Secretaria de Estado e Educação avaliou os vencedores pela: originalidade, criatividade e, sobretudo fidelidade ao tema proposto, sendo dividido em três categorias: categoria A – referente aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); categoria B – dos alunos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); categoria C - 1º ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os primeiros colocados de cada categoria e os professores orientadores ganharam um notebook; os alunos que conquistaram o segundo lugar, um aparelho celular; e o terceiro lugar de cada categoria levou para casa um MP5.

Charles Thiago dos Santos Pignata, ganhador da categoria B, se ateve ao tema e disse ter aprendido uma grande lição com sua participação no concurso. “Esta é uma atitude ruim, nunca vou fazer nada contra nenhuma mulher. Aprendi que isso é feio e que a violência contra a mulher não pode acontecer”, explicou o aluno. Maria Amélia Lima Rizzo, professora da Escola Estadual Luiza Vidal Borges Daniel, mostra-se indignada com qualquer tipo de violência contra a mulher e trabalhou com seus alunos de forma interativa. “Trouxemos recortes de jornais para a sala de aula e montamos dois painéis, um com retratos da violência cotidiana vivenciada por algumas mulheres e outro com cenários sem violência, mostrando aos alunos que podemos fazer diferente”, contou a professora.

O resultado deste estudo de grupo foi a segunda colocação da aluna Endy Bruna dos Santos que retratou em seu desenho “Mulher não é saco de pancadas” um homem forte que bate em sua mulher. “Fiz o rosto de uma mulher chorando e um homem fortão com uma luva de Box. Quero mostrar que a mulher precisa ser respeitada pelo seu companheiro”, lembrou Endy.

O concurso visou à sensibilização dos alunos e procurou chamar a atenção da sociedade contra a violência física e psicológica que algumas mulheres sofrem, trazendo este tema para o cotidiano escolar e individual dos alunos. Lição aprendida por Diego da Silva Pereira que retratou em seu desenho a coragem que a mulher deve ter ao denunciar. “Não dá para apanhar e sofrer qualquer tipo de violência sem denunciar. É preciso ter coragem e foi isso que coloquei no meu desenho. A força e a coragem que a mulher deve ter na hora de tomar atitude”, lembrou o vencedor da categoria C.

No total concorreram 1121 alunos, 118 escolas e foram premiados nove estudantes estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e adultos (EJA) das Escolas Estaduais. 

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário