sábado, 24 de dezembro de 2011

Massacre de Realengo: pais passam primeiro Natal sem os filhos

 

Fonte: SRDZ

Passando quase 9 meses do atentado que matou 12 crianças e adolescentes na escola Tasso da Silveira, em Realengo, os familiares das vítimas não superaram a dor da perda trágica após o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola no dia 7 de abril e efetuou disparos nos jovens e se matar depois que se viu perseguido por um policial. A fim realizar uma oração em lembrança às vítimas fatais e às que ainda carregam sequelas, haverá neste sábado a partir das 8h uma manifestação em frente ao colégio.

Diferente do que se tem divulgado, o clima entre alunos e pais de alunos do colégio  de Realengo, não é de superação. Além de prestar homenagem, os familiares desejam manifestar as diversas obras que a Escola Tasso da Silveira vem sofrendo. Para Adriana Marina, mãe de uma das vítimas, essas reformas estão acontecendo para "mascarar" a realidade.

Escola é reformada, mas problemas que geraram as mortes continuam

Adriana diz ainda que muitos alunos encontram dificuldades em voltar a estudar. "Hoje a Tasso da Silveira está toda arrumada, bonita, e que para isso acontecesse foi necessário que o sangue de nossas crianças fosse derramado", desabafa a mãe.

Para Carlos Nicodemos, advogado e coordenador da ONG Projeto Legal que assiste às vítimas, o passar do tempo e o consequente esquecimento da tragédia da Escola Tarso da Silveira, tem deixado claro que não haverá um enfrentamento do verdadeiro problema que gerou a morte das 12 crianças e feriu tantas outras, que é a violência intra-escolar.

"Temos visto uma ação aparente e estética por parte do poder público. Não temos notícias do desenvolvimento de programas que possam abordar a violência em todos os níveis na relação intra-escolar. Mudar a imagem da escola não é só reformá-la, pois ela nunca será frequentada de forma livre e expontânea. É preciso fazer deste episódio uma oportunidade para formularmos programas que façam o enfrentamento às variadas violências nas escolas", completa o advogado que é ainda Conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças (Conanda).
 
O órgão está monitorando os desdobramento das autoridades públicas municipais e solicitará mais informações sobre a assistência as vítimas, assim como sobre as atividades que serão trabalhadas no projeto político-pedagógico da escolas para o tema da violência.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário