quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Projeto Fortalecer reduz mais de 90% de evasão escolar


Da Redação

Criado para reduzir a evasão escolar na rede municipal de ensino na cidade de Várzea Grande, o projeto Fortalecer conseguiu reduzir em mais de 90% nos casos atendidos. Dos 2.345 alunos encaminhados pelas escolas, 2.202 deixaram de faltar as aulas depois da intervenção do projeto. Implantado em 2004 pelo Ministério Público Estadual, em parceria com a Prefeitura Municipal e Univag, o projeto Fortalecer atende hoje 47 escolas municipais e duas estaduais em Várzea Grande. Na noite desta terça-feira (06.12), os agentes voluntários que atuam no projeto receberam Certificados de Capacitação e Treinamento.

Para a coordenadora do projeto, procuradora de Justiça Silvana Corrêa Vianna, o resultado das ações deve-se à parceria entre as instituições e aos voluntários. “A finalidade é resgatar os valores da comunidade, da escola e da família. O Ministério Público não obteria êxito se não fosse a união de esforços dessas instituições e de pessoas que acreditaram que poderiam contribuir para a melhoria da educação. No início, tivemos muita resistência porque acreditavam que o projeto era uma espécie de fiscalização, porém, com o tempo, a comunidade escolar entendeu o nosso trabalho e nos recebe de braços abertos”, disse ela.

O projeto, que foi criado em agosto de 2004, desenvolveu um questionário para descobrir os principais motivos das faltas dos estudantes. Entre os problemas constatados estão o bullying, gravidez na adolescência, dificuldades em acordar cedo e falta de recursos para comprar roupas e materiais didáticos. “Outros problemas também foram identificados e encaminhados aos órgãos competentes para as devidas intervenções, como suspeitas de abuso sexual e de exploração sexual, uso de entorpecentes e negligência familiar”, informou a coordenadora do projeto.

Para a diretora da Escola Municipal Antônio Joaquim de Arruda, Vanilda Pereira Batista, muitas vezes, os alunos faltam as aulas por falta de comprometimento dos próprios pais ou responsáveis. “Essa parceria é extremamente importante para garantir o aluno dentro da sala de aula. Todas as escolas que tiveram apoio do projeto Fortalecer tiveram a evasão escolar reduzida. Em 2010, por exemplo, a evasão na nossa escola foi de apenas 1%”, garantiu ela.

Além dos 31 agentes voluntários que trabalharam projeto, oito estudantes de Serviço Social da Univag também participaram das atividades e receberam Certificados. “A Univag terá um engajamento ainda maior no projeto Fortalecer. Além do curso de Serviço Social, queremos envolver estudantes de outros cursos para atuar e contribuir com as atividades”, enfatizou o professor de Direito da Univag, Ronan Jackson Costa, que representou o reitor do Centro Universitário.

Assim como a Univag, a Prefeitura de Várzea Grande também garantiu o compromisso com o projeto. “Em 2012, vamos continuar contribuindo com o Fortlecer. Isso é obrigação do poder público, que deve ofertar ensino de qualidade à população”, afirmou o prefeito municipal, Sebastião dos Reis Gonçalves. Já a representante do vice-governador, Chico Daltro, professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso, Rosângela Saldanha, ressaltou que o projeto deve ter continuidade em função do sucesso obtido. “A união de esforços possibilitou a mudança no comportamento dessas pessoas”.

“Com um baixo custo, o projeto surtiu um efeito muito grande, pois resgatou a dignidade e o exercício da cidadania. Isso tudo graças a visão dessas instituições e a paixão dos voluntários, que acreditaram que esse trabalho poderia modificar a realidade. Temos que acreditar que a escola pública pode melhorar e contribuir com essa transformação”, afirmou o titular da Procuradoria Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Prado.

Também participaram da entrega dos Certificados os secretários municipais de Várzea Grande de Educação, Odenil Sebba, da Agência Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Humano, João Bulhões, e de Assuntos Estratégicos, Yênes Magalhães e o vereador e secretário de governo de Várzea Grande, Wilton Coelho e Coronel da Polícia Militar, Orestes de Oliveira. 

Fonte: O Documentário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário