sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Baixa produtividade? Pode ser o clima de "deboche"...

Quando o clima de deboche entre seus colaboradores se torna o meio de relacionamento dentro da empresa, é hora de mudar radicalmente e fazer alterações nas ou das peças chaves para trazer vida e ânimo aos demais.

Por Fábio Vieira


Deboche

Quando o clima de deboche entre seus colaboradores se torna o meio de relacionamento dentro da empresa, é hora de mudar radicalmente e fazer alterações nas ou das peças chaves para trazer vida e ânimo aos demais.

Recentemente fui visitar um amigo em seu ambiente de trabalho, e o mesmo me apresentou seu novo colega, quando sem mais nem menos, uma terceira pessoa entrou na conversa e em tom de deboche sobre o meu amigo, disse - "até que enfim chamaram alguém para trabalhar de verdade por aqui"...
Eu me perguntei na mesma hora: "Meu amigo trabalha quase 10 horas por dia, em vários feriados e finais de semana, dedica sua vida ao trabalho e mesmo assim tem que ouvir isso!". Pude notar o constrangimento geral naquele momento referente a desnecessária brincadeira, devido ao deboche gratuito daquele rapaz.

Bem, acredito que talvez algumas empresas passam exatamente por isso, e não falo de bullying, mas é na verdade um deboche gratuito, e assim, vários funcionários fazem disso um modo de vida dentro do seu ambiente de trabalho, fazendo com que a maioria se contamine e sempre se utilize da mesma ferramenta para sua auto-defesa, tornando o clima da empresa algo insustentável e um péssimo lugar para passar as 8 horas do dia.

Já conseguiu imaginar quantos ótimos colaboradores sua empresa perde por ano, sem que você saiba o que está ocorrendo? Já pensou o quanto seus colaboradores falam mal dos seus gestores e da própria empresa, apenas porque acham que a empresa é quem debocha deles, devido ao clima ruim criado?

Mais do que isso, consegue imaginar a perda da produtividade dos seus colaboradores, apenas porque alguns poucos contaminam de minam o ânimo de trabalho de todos? 

Acredito que seja hora de repensar se algumas peças são realmente importantes dentro de uma empresa.De que adianta ter um colaborador que fatura 100.000, se faz com que os outros fiquem desanimados e não faturem nada? Do que adianta um gestor que só trata sua equipe com deboche e desdém, quando deveria resolver os conflitos (não é o gestor que resolve conflitos?) e não aumentá-los?

Pessoalmente conheci algumas gestores que tem um pensamento um tanto quanto curto ao dizerem que todos são adultos e não é ncessário cuidar de questões pessoais no trabalho..."As pessoas que resolvam seus problemas"...Mas me pergunto: Temos chave de ligar o profissional e desligar o que é pessoal?... Ao passar por questões pessoais, não iremos levar para nosso trabalho um "choque" que passamos como perda de um parente, namorada ou alguma ofensa grave ali mesmo, no ambiente de trabalho?

Para mim é claro:
  • devemos esquecer gestores que não cuidam de seus colaboradores.
  • o clima organizazional deve ser o melhor possível, pois implica diretamente na produção.
  • peças chaves devem ser o exemplo numa empresa, senão devem ser descartadas ou modificadas.
Bem, talvez tenha escrito um pouco a mais do que costumo, mas acredito ser muito importante para as empresas que queiram produzir muito e se manter em crescimento, que ajustem este pilar básico o mais rápido possível, pois seus colaboradores precisam responder rapidamente ao mercado, colocar seu foco no trabalho, e não em como se defender de deboaches durante seu expediente...

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário