terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vereador que combater bullying nas escolas

FOTO: DIVULGAÇÃO
Segundo Marcelo Borges a medida tem a finalidade de inibir o abuso psicológico, físico e social

BARRA MANSA

Por iniciativa do vereador Marcelo Borges (PT), o combate ao bullying na cidade agora é lei, de número 3.985, que cria medidas de conscientização, prevenção e combate ao ‘bullying escolar’, sancionada pelo executivo e já em vigor. A medida tem a finalidade de inibir o abuso psicológico, físico e social, segundo conta o vereador.

“Nossa intenção é coibir todas essas manifestações pejorativas, associadas ao uso do poder ou força para intimidar, excluir, implicar, humilhar e perseguir os outros. Muitos ainda confundem o bullying com o fato de, simplesmente, atribuir apelidos às pessoas, principalmente no contexto escolar. No entanto, o conceito é mais amplo. O bullying, segundo especialistas, se caracteriza pela agressividade e o e negativismo, executado repetidamente e que ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, explicou Marcelo.
Segundo o vereador, com o projeto, cabe à Secretaria Municipal de Educação, criar nas escolas públicas do Ensino Básico, medidas de conscientização, prevenção e combate a essa prática.

“A secretaria deverá capacitar os docentes e a equipe pedagógica para a implementação de ações de discussão, prevenção e orientação quanto ao bullying. Precisamos adotar medidas de recuperação da autoestima das vítimas, visando o pleno desenvolvimento e a convivência harmônica no ambiente escolar. Os profissionais deverão ser orientados para a realização de diagnóstico das situações de bullying nas unidades escolares e acompanhamento, respeitando as medidas projetivas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente”, destacou.



Fonte: A Voz da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário