terça-feira, 12 de abril de 2016

União entre escola e família

ANA CAROLINA MONARI Comécio do jahu
Combate ao bullying precisa ser feito com participação de alunos, pais e instituições DIVULGAÇÃO
O processo de educação é dever do Estado e da família, além de ser um direito da criança, por isso a escola deve ser parceira neste desenvolvimento. A afirmação é do diretor do Colégio da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, Wagner Luiz Lopez Pedroso. 
Embora possa ser praticado em diversos ambientes, a escola ainda é o maior palco do bullying. O psicólogo, junto à equipe escolar, pode realizar um trabalho de prevenção, observação e orientação ao enfrentamento, além de conscientizar os alunos e seus familiares sobre a prática e suas consequências negativas. 
O papel da família é fundamental para promover um comportamento positivo, pois pode incentivar boas práticas contra o bullying desde pequeno. “Meus pais sempre me falaram para respeitar o próximo, então, eu cresci com essa conduta”, salienta a estudante Maria Eduarda Vicentini de Oliveira Romão, 14 anos. 
Ela comenta que nunca sofreu ou participou de ações de bullying, mas que percebe que a sociedade trata certos temas como algo “normal” quando não deveria ser. Questões raciais, por exemplo, entram nessa pauta e ela sente a necessidade das pessoas mudarem o comportamento. 
Internet
Embora sempre tenha existido nas entranhas escolares, o tema bullying começou a ser debatido com mais frequência nos últimos anos. O acesso mais fácil à informação e a mudança de cenário proporcionada pelas redes sociais podem ter trazido à tona o assunto. 
O foco no universo juvenil também está em alta, de acordo com o professor coordenador do Núcleo Pedagógico de Projetos Especiais da Diretoria de Ensino de Jaú, José Carlos Côrrea. 
“A Secretaria da Educação do Estado, por exemplo, pede mais participação dos jovens e isso desperta o combate ao bullying, algo que antes era mais velado vem sendo mais bem trabalhado para sua erradicação”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário