quinta-feira, 7 de abril de 2016

Literatura brasileira no dia nacional de combate ao bullying


Hoje é celebrado o dia nacional de combate ao bullying. Instituído em 2013, o dia 7 foi a data em que, 2011, um estudante entrou na própria escola no Estado do Rio de Janeiro e atirou contra os colegas, matando 12 alunos entre 13 e 16 anos se suicidando logo após o ataque.
Como forma de conscientizar a sociedade e os jovens para os problemas que o bullying podem gerar, que vão desde traumas até ataques de vingança como o de 2011, o governo instituiu a data, que pode ser utilizada por escolas e instituições para a conscientização sobre o tema.
Entre ações que envolvam os pais e a comunidade, filmes e palestras, uma forma eficaz de se tratar o bullying entre os jovens é com a literatura. Livros de aventura e fantasia caíram no gosto de crianças e adolescentes e, especialmente os que trazem personagens com alguma habilidade especial, tratam do “diferente” de forma leve e divertida.
Como é o caso de As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata. Escrita por dois autores paranaenses, Flávio St Jayme e Wemerson Damasio, que é professor de crianças e adolescentes, a aventura repleta de segredos, traz dentre seus personagens alguns que são obrigados a lidar com o bullying diretamente: um jovem gay e uma menina negra. Ambos aprenderão com a ajuda dos amigos a enfrentarem seus problemas de cabeça erguida e não deixar se abalar.
Com forte identificação com os leitores, o livro trata do tema de forma leve, inserindo-o na história de mistério e, ao mesmo tempo, transmite valores como respeito, amizade e superação.
Com idades variadas e personalidades bem diferentes, os cinco protagonistas terão que se unir para desvendar os segredos que cercam o lugar onde moram em uma aventura eletrizante, já comparada à Harry Potter. Lançado em outubro do ano passado, a primeira parte da saga de Liz, Dan, Isaac, Sara e Gabriel já está sendo chamada de “a nova Coleção Vaga-Lume” e recebe apenas elogios de sites especializados.

CapaAsCrônicasDeMiramar
Serviço:
As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata
De Flávio St Jayme e Wemerson Damasio
Chiado Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário