quinta-feira, 21 de abril de 2016

Chega às livrarias uma ferramenta para combater o 'cyberbullying'



É uma obra feita a seis mãos, por dois psicólogas e um especialista em segurança na Internet. A psicóloga Sónia Seixas, uma das autoras do livro, diz que em Portugal ocyberbullying não está ainda suficiente estudado, mas admite que o fenómeno não é tão preocupante como noutros países.

Por isso, considera que este é o momento certo para alertar pais e educadores. Desde logo sublinhando as consequências. O cyberbullying é mais penalizador para a vítima do que o bullying porque "é partilhado, divulgado, comentado com mensagens provocadoras, com apelos à continuação da agressão. É visualizado em diferentes plataformas, replicado. Assume uma dimensão, acima de tudo".
Outra diferença entre o bullying e o cyberbullying é o espaço onde estes fenómenos se desenrolam. Se no caso do bullying a escola é quase sempre o universo escolhido, nas agressões feitas no espaço virtual os muros da escola não limitam nada. Sónia Seixas lembra que o cyberbullying "ultrapassa inclusivamente o período letivo. As escolas não estão tão diretamente implicadas neste fenómeno como estão no bullying".
Sónia Seixas, Luís Fernandes e Tito de Morais são os autores de "Cyberbullying - Um Guia para Pais e Educadores", um livro da Plátano Editora, que chega esta quinta-feira às livrarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário