sexta-feira, 15 de abril de 2016

App de mensagens anônimas Blindspot é usado para bulliyng e já há relatos de suicídio

Um aplicativo de mensagens anônimas chamado Blindspot foi lançado pela empresa israelense Shellanoo, e está causando alguma controvérsia. Ele está sendo alvo de pais, educadores e legisladores que acreditam que é uma nova maneira para o cyberbullying se disseminar.
Anunciado como um "um app divertido para mandar mensagens anônimas que permite você se comunicar livremente com seus amigos", o Blindspot já é um dos downloads mais populares nas lojas de apps para Android e iOS em Israel. Ainda na época de seu lançamento, mais de 720.000 pessoas baixaram o aplicativo em todo o mundo. Em menos de um mês, 54 milhões de mensagens anônimas foram enviadas usando o app.
 
Você pode mandar o que quiser - mensagens de texto, fotos, vídeos ou áudios -, e ninguém vai saber quem enviou até que você decida revelar a sua identidade. Nós acreditamos em ser abertos e honestos, proporcionando um ambiente para que as pessoas possam conversar livremente sem o medo de serem julgadas.
"O que você gostaria de dizer para as pessoas se você fosse anônimo?" perguntam os desenvolvedores na descrição do app. Para o legislador Meirav Ben-Ari, "se você vai dizer algo de bom, você não envia anonimamente". Durante uma sessão no Parlamento de Israel na semana passada, líderes políticos disseram que o app poderia ser usado para cometer assédio moral que pode até levar ao suicídio.
Escolas de ensino médio em todo o país advertiram os pais a não permitirem que seus filhos façam o download e alguns dos comentários na App Store são simplesmente assustadores:
 
Meu filho se suicidou, ele se matou depois de crianças da sua escola zombaram e o amaldiçoarem neste app maldito. Quando eu o encontrei já era tarde.
Outra resenha diz que Blindspot proporciona blindagem a bullies.
"Eu acho que a preocupação é não apenas sobre o Blindspot, mas sobre todas as novas tecnologias em geral, e eu entendo isso", disse David Strauss, chefe da assessoria de imprensa do grupo Shellanoo, que criou o app. Mas adiciona que o bulliyng não está diretamente relacionado ao app.
 
Não há essa coisa de um app mau ou uma faca má, só há pessoas más. O bullying existia antes do Blindspot e existirá depois dele, também.
É possível que o app tenha sido mais disseminado e gerado controvérsia devido a série de celebridades envolvidas no seu desenvolvimento e financiamento. A Shellanoo, que também produz software de segurança e outros produtos de tecnologia, conta entre seus acionistas artistas como Nicki Manaj, Will I. Am e o DJ David Guetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário