quarta-feira, 27 de abril de 2016

Estudante denuncia bullying em escola pública durante palestra da Esmal



Ação deu início ao calendário de atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) para 2016


Dicom / TJ-AL

Foto: Caio Loureiro / Dicom - TJ/AL
Ação foi realizada na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça
Ação foi realizada na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça
“Até mesmo em minha sala, consigo identificar a prática do bullying e, na escola em geral, também. Muitas crianças sofrem com ele e o praticam. É como uma corrente: você é vítima e, se achar correto, vai fazer o mesmo com alguém mais fraco do que você. No final, quem for mais fraco, vai receber a carga de todo mundo”, compartilhou o estudante Wendell Taffarel, de 17 anos, durante palestra sobre bullying e violência na escola, promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), na segunda-feira (25), na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, na parte alta de Maceió.
A instituição de ensino, localizada no conjunto Eustáquio Gomes, foi a primeira, entre as 24 escolhidas neste ano, a ser beneficiada com ação. Cerca de 150 estudantes esclareceram suas dúvidas sobre o tema com o juiz André Avancini, titular da Comarca de São Miguel dos Campos, que ministrou a palestra. O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) da Esmal é coordenado pelo magistrado Hélio Pinheiro Pinto.
Ainda de acordo com Wendell, que cursa o 3º ano do ensino médio, a ação serviu para conscientizar os estudantes sobre a ilegalidade do bullying e deve ser estendida para outras pessoas “A palestra foi boa porque deixou claro, para quem pratica e acha que o bullying é uma brincadeira inofensiva, que esta é uma prática ilegal”, declarou.
Magistrado alerta sobre a ilegalidade da prática e orienta vítimas a buscar ajuda
Na oportunidade, foi feita uma reflexão sobre o tema, mostrando o conceito de bullying, suas formas mais comuns e como as pessoas devem proceder caso sejam vítimas do problema, seja notificando a escola ou dando conhecimento à família. “A base que nós tivemos foi um estudo sobre o bullying, incluindo a legislação que existe sobre o tema (Lei n° 13.185/2015) É importante coibir esta prática, que pode trazer problemas muito grandes para quem sofre com ela”, alertou o juiz André Avancini.
O magistrado contou ainda que se preocupou, durante a preparação para a palestra, com a forma que abordaria o assunto. “Busquei, efetivamente, trazer um linguajar mais próximo dos estudantes, tanto para facilitar a compreensão quanto para não deixar o momento cansativo para eles”, concluiu, destacando que a ação reforça o compromisso da Justiça alagoana em levar cidadania aos jurisdicionados.
De acordo com a servidora do PCJE Ana Valéria Pitta, o tema foi escolhido com base na necessidade da escola. A servidora informou ainda que, ao todo, 24 escolas, sendo 15 do município e nove do estado, serão beneficiadas com as ações do Programa neste ano, graças à parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio da Esmal, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“No próximo mês, abordaremos a violência e a exploração sexual contra a mulher e também levaremos às escolas palestras sobre eleições, já que este é um ano eleitoral”, adiantou Ana Valéria.
Cronograma desta semana
Mais cinco escolas públicas de Maceió receberão palestras sobre o bullying. Nesta terça-feira (26), às 8h30, será a vez da Escola Estadual Prof.ª Gilvana Ataíde, localizada no bairro Santa Lúcia. Na quarta (27), às 9h, o tema será abordado na Escola Estadual Prof.ª Anaias de Lima Andrade, no Vergel do Lago; e, às 14h30, na Escola Municipal Prof.ª Neide Freitas França. Na quinta-feira (28), às 14h, a palestra será realizada na Escola Municipal João Sampaio, no bairro Jardim Petrópolis. Já na sexta (29), às 8h30, na Escola Municipal Prof. Antidio Vieira, no Trapiche.
Temáticas para 2016
Entre os temas que também serão trabalhados com os estudantes, neste ano, estão: “Direitos e deveres dos alunos e professores à luz do Eca e da CF”; “Direitos e deveres fundamentais”; “Eleições: o papel dos partidos políticos no Estado Democrático de Direito brasileiro” e “Mediações de conflitos na comunidade escolar”.
O PCJE faz parte da Coordenação de Projetos Especiais da Esmal, que tem ainda mais dois projetos: Estágio e DNA. Já Escola Superior da Magistratura é coordenada interinamente pelo desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário