quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Segurança nas escolas é foco de pesquisa da campanha “Paz sem voz é medo”

foto: divulgação

A campanha “Paz sem voz é medo”, uma iniciativa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) para provocar uma reflexão sobre todas as formas de violência, coleta dados em diversas cidades do Paraná para mostrar qual é o maior problema nas escolas do ponto de vista de professores, pais e alunos.

As urnas itinerantes já passaram por  56 escolas estaduais de mais de 14 cidades, entre elas Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Umuarama,  Cianorte, Sarandi, Campo Mourão, Guarapuava, Paranavaí, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, somando mais de 28 mil entrevistados. As urnas ainda vão percorrer pelo menos outras 24 escolas até sexta-feira. 

A comunidade escolar responde a duas perguntas da enquete que tratam de problemas como vandalismo, drogas, brigas, relação com o professor e policiamento. Os dados poderão contribuir para a elaboração de projetos do poder público de combate à violência.

A campanha pretende mobilizar a população para combater a omissão, engajando os paranaenses a se organizarem para modificar essa situação que tem sido apresentada nas reportagens da Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Gazeta Maringá, RPC TV, ÓTV, 98FM e Mundo Livre FM. Nas próximas etapas, o GRPCOM pretende mostrar que a sociedade também pode ser mais participativa para construir uma sociedade de paz. A próxima fase da campanha está prevista para iniciar na próxima semana.
Campanhas
 
O GRPCOM, por meio de seus veículos Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Gazeta Maringá, RPC TV, ÓTV, Mundo Livre FM e 98FM, além do Instituto GRPCOM, lança pelo terceiro ano consecutivo, uma campanha de mobilização e de conscientização. Depois da campanha “Trânsito. Respeito ou Morte você escolhe o caminho” (2009) e Voto Consciente (2010), neste ano o tema é segurança pública e o slogan é “Paz sem voz é medo”.
Não se trata apenas de uma campanha publicitária, a iniciativa terá a duração de um ano e conta com o envolvimento editorial. As equipes de jornalismo dos veículos têm preparado reportagens que mostram como a violência está presente no cotidiano das pessoas e que segurança pública é tarefa de toda a sociedade.

Milena Seabra, diretora de Marketing Corporativo do GRPCOM, comenta que diariamente “somos impactados pela agressividade no trânsito, pelo avanço das drogas, homicídios, insegurança nas escolas e tantas outras formas de violência que passaram a fazer parte de uma rotina que não deveríamos aceitar. Por isso, vamos estimular a reflexão dessas questões do cotidiano”.

Sobre o GRPCOM
O Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM é o maior grupo de comunicação do Paraná e reúne os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, o jornal online Gazeta Maringá, a RPC TV, com oito emissoras afiliadas à Rede Globo, as rádios 98FM e Mundo Livre FM, e o canal por assinatura ÓTV.
 
O grupo mantém ainda o Instituto GRPCOM, responsável pela gestão dos programas e projetos de responsabilidade social, desenvolvidos ou apoiados pelos veículos de comunicação do GRPCOM.

Fonte: Paranashop

Nenhum comentário:

Postar um comentário