segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Águas sedia congresso nacional com foco na educação inclusiva


Águas de São Pedro é sede neste final de semana, 12,13 e 14 de agosto, o Congresso de Educação, Inclusão e Dificuldades de Aprendizagem que tem como objetivo ampliar a formação docente e fortalecer a atuação dos educadores no que diz respeito à estruturação dos sistemas educativos e aplicação de práticas educacionais voltadas à inclusão social e escolar. O evento, que acontece nesta sexta-feira, sábado e domingo, no Centro de Eventos e Convenções da estância, já tem a presença confirmada de mais de 25 secretários municipais de educação de todo o país.
 
O Congresso é realizado todos os anos em diferentes cidades do Brasil. A cada encontro, educadores e formadores de opiniões discutem medidas práticas para o ensino voltado à inclusão de deficientes físicos ou alunos que tenham dificuldades de aprendizado nas atividades diárias.
“A infraestrutura e a qualidade de vida agradou os organizadores do evento, que decidiram trazê-lo para cá. Para nós da área da educação é uma satisfação enorme, pois estaremos recebendo profissionais de renome nacional da educação”, disse a secretário de Educação de Águas de São Pedro, Daniela Zampieri.
 
Para ela, o contato com outros profissionais da educação ajuda a disseminar técnicas de aprendizagem já testadas e que deram certo com o alunado. “Vamos ter contato com muitos profissionais de todos os cantos do país e isso vai nos ajudar e orientar bastante quanto a medidas que podemos adotar. É um evento que vem para somar e também para aprimorar o nosso corpo docente”, afirmou Daniela.
 
Os temas já discutidos foram A Inclusão Pelos Caminhos do Coração, com a educadora Maria Dolores Fortes Alves, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com Maria Teresa Egler Mantoan. O Bullying e Inclusão Social: Desafios para a Educação por Luciene Tognetta, Educação Inclusiva com os Pingos nos “IS” com Rosita Edler de Carvalho, as palestrantes Maria Eugênia Pesaro e Rita Paula Cardoso falaram sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento e sua Relação com os Problemas de Linguagem.
 
Neste sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h acontecem as oficinas no Grande Hotel São Pedro – Hotel Escola Senac, que é parceiro do Congresso. Já domingo de manhã, a partir das 8h30, Nivea Maria de Fabricio profere a palestra Nossas Crianças Não Aprendem! O Que Fazer? Das 9h30 às 10h30, a educadora Zenitha Guenther falará sobre Alunos Dotados e Talentosos: o Outro Lado da Inclusão. Das 11h ao meio-dia acontece a última palestra do congresso, com o tema: Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem, com o professor Fernando Capovilla. Às 13h acontece a entrega de certificados e o encerramento oficial do evento. “é uma oportunidade única para muitos educadores que querem entender um pouco mais sobre os alunos e também como lidar com eles em casos extremos, além de aprenderem mais técnicas de inclusão e saber tratá-los igualmente aos outros alunos”, disse a secretária de Educação.

Fonte: Folha de São Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário