domingo, 14 de agosto de 2011

Instituições públicas se unem à parlamentares no combate ao blullying



Para buscar apoio e firmar parcerias em favor da implantação do Projeto de Combate ao Bullying, o deputado Rodrigo Jucá (PMDB-RR), a vereadora Lourdes Pinheiro (PSC-RR) e a deputada Ângela Águida (PSC-RR), visitaram na quinta-feira (11), o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e da Juventude.

Por se tratar de um projeto que irá desenvolver uma cultura de paz e combater a violência, além de cuidar da família e promover a preservação de valores éticos, a vereadora Lourdes Pinheiro acredita que o apoio do poder judiciário será fundamental para consolidar o Projeto de combate ao Bullying.

“O apoio desses órgãos proporcionará às famílias a confiança de que estarão seguras e que todas as medidas para garantir que a juventude não tenha um futuro de violência serão debatidas no aperfeiçoamento do projeto” comentou.

De acordo com o Juiz Rodrigo Santiago, que responde pelo Juizado da Infância e da Adolescência, quase 80% dos casos de crianças e adolescentes envolvidos com a violência e a marginalidade, são reflexos de uma estrutura familiar e social com falhas.

“Os problemas de violência que ocorrem com a juventude, dentro e fora das escolas, muitas vezes está enraizado na família. Acredito que a tônica do projeto é integrar e trazer a família à escola para discutir os problemas e as soluções, e nós nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso” enfatizou o juiz.

Durante a reunião no Conselho Tutelar os parlamentares ouviram dos conselheiros, experiências diárias que demonstram a necessidade de um programa de enfrentamento e prevenção da violência, além de uma estrutura pedagógica adequada ao combate ao bullying.

Segundo o censelheiro Elilson Silva é preciso que haja uma estrutura pedagógica e ações específicas no combate ao bullying. “Por falta de conhecimento a respeito do que configura o bullying, a sociedade não sabe diferenciar uma brincadeira de uma agressão moral, e isso vai enraizando e fazendo com que as vítimas percam cada dia um pouco mais da sua auto-estima e confiança” frisou.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social na Assembléia Legislativa (ALE-RR), deputada Ângela Águida, concorda que o problema deve ser tratado pela raiz.

“O bullying fragiliza a vítima e atrapalha o rendimento escolar, o que leva a juventude a procurar as drogas e a marginalidade. Por esse motivo, temos que tratar esse mal pela raiz”, destacou.

Importantes parcerias
Ao pedir o apoio das instituições que lidam diretamente com o bem estar das crianças e jovens, o deputado Rodrigo Jucá acredita que estará fortalecendo a credibilidade do Projeto de Lei.
“Esses órgãos lidam com os casos de violência todos os dias, então eles acabam centralizando as informações e conseguem identificar com mais abrangência o que é o bullying no estado de Roraima. Eles fiscalizam, orientam, encaminham e conhecem bem o problema. E esse conhecimento dará um direcionamento fundamental para o projeto” explicou o deputado.

Fonte: BV News

Nenhum comentário:

Postar um comentário