segunda-feira, 15 de agosto de 2011

“Deixar a criança utilizar a internet sem supervisão é ser negligente”, afirma psicóloga e escritora Maria Tereza Maldonado

“Luciana fica até altas horas em seu computador trocando mensagens com mais de quinhentos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com centenas de usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o chamado mundo real.” A cena descrita no livro A face oculta – Uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado, escritora e psicóloga membro da American Family Therapy Academy, é comum no dia a dia da maioria das famílias brasileiras. O que muitos pais desconhecem  é o perigo que pode estar por trás do uso sem supervisão da internet e, principalmente, das redes sociais.
 
De acordo Maria Tereza Maldonado, escritora e mestre em psicologia clínica, os pais e a escola precisam orientar as crianças e adolescentes quanto aos perigos da internet. “A percepção do risco na criança é um processo em formação, pois o cérebro ainda está em fase de desenvolvimento”, destaca a psicóloga.
 
Uma das dificuldades mais comuns encontradas pelos pais é como prevenir as crianças dos perigos da rede. “Os pais precisam ter acesso, abertamente, a tudo o que os filhos fazem na internet. Precisam saber o que as crianças fazem nas redes sociais e quem são os seus amigos”, alerta Maria Tereza Maldonado.  A psicóloga destaca ainda a importância de saber por onde os filhos andam no que denominou de “praça pública do ciberespaço”.  
 
Foi pensando em auxiliar os pais a proteger os filhos na internet que a Interage, desenvolvedora de soluções para segurança da informação, criou o serviço web Trevio. “Frequentemente a mídia noticia histórias envolvendo crianças que marcaram encontros com desconhecidos pelas redes sociais e os pais aparecem sempre preocupados sem saber o que fazer para prevenir situações como essa”, comenta Ricardo Roese, diretor executivo da Interage, desenvolvedora de softwares, e também pai de duas meninas. De acordo com Ricardo, o Trevio é a ferramenta ideal para tornar a vida digital dos filhos mais segura. “Com o Trevio, é possível monitorar o Facebook, Orkut, Twitter, MSN e gerenciar a internet de maneira geral. Com esse controle, fica mais fácil proteger os filhos de pessoas mal intencionadas que circulam na internet com identidades falsas”, pontua Ricardo.
 
De acordo com a psicóloga Maria Tereza Maldonado, os pais são legalmente e amorosamente responsáveis por seus filhos. “Eles precisam ensinar as crianças a autoproteção na internet. Deixá-los utilizar a rede sem supervisão é ser negligente”, ressalta.
 
Cyberbullying e conduta nas redes sociais
 
O que poucos pais sabem é que se o filho de até 17 anos cometer alguma difamação na internet, quem pagará pela ofensa é o responsável legal. É muito comum encontrarmos nas redes sociais perfis criados exclusivamente para promover – negativamente - a imagem de uma criança, colega ou professora, por exemplo. “É muito importante ensinarmos a noção de respeito ao próximo. Durante o desenvolvimento há uma confusão de conceitos sobre os limites da liberdade de expressão e o respeito com as outras pessoas”, alerta Maria Tereza Maldonado em seu livro “Bullying e Cyberbullying – O que fazemos com o que fazem conosco?”. 
 
A noção de respeito em relação ao próximo e o alerta sobre perfis falsos na internet devem ser estar entre as preocupações principais dos pais e educadores na internet. “Com a face oculta, os bandidos seduzem facilmente inventando perfis atrativos nas redes sociais. Com isso fica fácil conquistar a confiança de crianças e adolescentes”, ressalta a psicóloga. 
 
Confira as dicas da psicóloga e escritora Maria Tereza Maldonado e proteja seu filho dos perigos da internet:
 
- Orientar sobre a não publicação de fotos sensuais e informações pessoais;
- Deixar o computador em uma área comum da casa, onde tenha circulação de pessoas;
- Recomendar não adicionar desconhecidos no MSN, Facebook, Orkut, Twitter e outras redes sociais;
- Falar sobre respeito na internet;
- Orientá-los a não marcar encontros com desconhecidos nas redes sociais, MSN e outros canais de comunicação na internet;
- Supervisionar as crianças e adolescentes na internet.
 
Proteja o seu filho na internet! Teste gratuitamente o Trevio por 15 dias: http://www.trevio.com.br
 
Fontes para entrevista:
 
Ricardo Roese, diretor executivo da Interage. Fone para contato: 51 3061-6610
Maria Tereza Maldonado é escritora e mestre em psicologia clínica. Fone para contato: (21) 2523-3769
 
Publicações da psicóloga sobre o tema:
 
Bullying e Cyberbullying – O que fazemos com o que fazem conosco? (Editora Moderna)
A face oculta – Uma história de bullying e cyberbullying (Editora Saraiva)
 
Fonte: SEGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário