sábado, 20 de agosto de 2011

Projeto Justiça nas Escolas

O Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, por meio da Vara da Infância e da Juventude, iniciou na quinta-feira (18) o Projeto “Justiça nas Escolas” objetivando conscientizar e prevenir os estudantes sobre bullying, suicídios, drogas, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. O trabalho teve seu início na Escola Alexandre Vaz Tavares e, em breve, será estendido a outras escolas.


 

Pelo menos 150 estudantes assistiram às palestras proferidas pela equipe técnica da Vara da Infância e da Juventude. Entre eles, a estudante Alice Martins que elogia a forma como a equipe abordou o assunto “Devido à experiência que eles têm no assunto, ficou bem fácil entender a diferença entre os tipos de drogas que existem e o perigo que elas podem causar. Eles explicaram muito bem o outro lado das drogas”, completou a estudante.

Cláudia Borges é técnica judiciária. Para ela, a informação é o melhor caminho para prevenir o uso de drogas e as DSTS “Nosso objetivo é levar aos jovens a prevenção por meio da conscientização e da educação”, afirmou Cláudia.

A comissária de menores, Fátima Guimarães, explica o meio utilizado pela equipe para prender a atenção dos adolescentes “Para chamar a atenção deles aos temas aqui abordados, tivemos que adequar nossa linguagem , pois essa é uma fase de transição da adolescência para a idade adulta”, destaca.

Para a diretora adjunta da Escola Alexandre Vaz Tavares, Ivanete Almeida Rodrigues, é importantíssimo para a escola receber estas palestras “A Vara da Infância e da Juventude é nossa grande parceira, dando apoio jurídico à escola, reforçando o trabalho realizado pelos professores. Por este motivo, a escola está sempre de braços abertos para receber essa equipe da Vara da Infância e da Juventude”, conclui Ivanete.

A equipe Técnica da vara da Infância e da Juventude ministrante das palestras é formada por Ari Santos, Jorge Dantas da Costa, Cláudia Borges, Eliana Monteiro e Fátima Guimarães.
JUSTIÇA NAS ESCOLAS é um programa do CNJ cuja proposta é debater temas como combate às drogas, bullying, violência nas escolas, evasão escolar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cidadania, com a participação de juízes, professores, educadores, técnicos em psicologia e serviço social, alunos e pais e demais interessados. Por meio dessas discussões, busca estimular o trabalho articulado entre as instituições de Justiça e de Educação.

Fonte: Corrêa Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário