segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tecnologia israelense protege menores dos perigos da internet

As facilidades que a internet trouxe para o nosso cotidiano são indiscutíveis. É possível pesquisar preços, comprar roupas, rever amigos de longa data e tudo isso sem precisar sair de casa. Mas tamanhas comodidades trouxeram  também perigos, principalmente para os menores de idade. 

Proteger o filho ou filha de predadores potenciais do universo online é tarefa quase impossível. Além da pedofilia, outros problemas que a internet apresenta para as crianças são o acesso fácil a todo o tipo de conteúdo sexual e o tão discutido atualmente, cyber-bullying. 

Buscando uma solução para esses problemas, a empresa israelense Sensegon desenvolveu uma tecnologia chamada Kangaroo, que tem por objetivo detectar os perigos do ambiente virtual e proteger os jovens usuários da internet. 

Desenvolvido com algoritmos projetados para identificar padrões predatórios de comportamento online e com inspiração em um avançado software da inteligência militar, o Kangaroo informa sobre riscos em potencial nas relações virtuais. Já existem programas com o mesmo objetivo do Kangaroo, mas nem sempre eles são eficazes. 

O sistema da Sensegon utiliza inteligência artificial para analisar e detectar padrões através do uso de uma 'linguagem corporal virtual' dos envolvidos em um relacionamento online. Baseado em módulos de análise comportamental capazes de diferenciar os diversos tipos de relacionamento e analisá-los sob mais de 200 parâmetros diferentes, o sistema emite alertas quando o relacionamento é considerado ofensivo ou potencialmente criminoso, mas sem expor o conteúdo em si, para que a privacidade do menor seja respeitada. 

O presidente executivo da Sensegon, Omer Efrat, diz que o objetivo do software é o treinamento das crianças para que sejam capazes de compreender os perigos por si sós. "Ao invés de agir como policial, censurando certas palavras, a Sensegon age como uma conselheira para o seu filho para que ele ou ela aprenda a reconhecer o perigo e mudar o seu comportamento para permanecer em segurança. A tecnologia funciona por meio do mapeamento, ao longo do tempo, das interações da criança e os papéis desempenhados pelos seus vários amigos online. A partir daí, faz uma previsão, com base em padrões e probabilidades, de qual caminho essas relações vão tomar. Isso permite que a criança pense criticamente sobre o seu relacionamento online e olhe os indicadores que ele ou ela não haviam percebido". 

A  Sensegon também participa de uma rede social para crianças israelenses, a Daf Kesher (Lista de Contatos em hebraico). O sistema é integrado na rede social e alerta quando relacionamentos começam a se tornar suspeitos.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário