domingo, 17 de abril de 2011

Várzea Grande poderá ser o primeiro município do estado a preparar legislação contra bullying escolar

Para criar medidas de conscientização, prevenção e combate ao ‘bullying’ escolar, o vereador Toninho do Gloria líder da bancada do (PV) encaminhou na Câmara de Vereadores, um projeto de lei que propõe a elaboração de política pedagógico para as escolas públicas de Várzea Grande, coibindo essa prática de violência. O ‘bullying" é a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima.

O vereador destaca a importância de enfrentar esse tema nas escolas. "Essa é uma forma de agressão não só física, mas psicológica e pode provocar um sentimento de isolamento, deixando seqüelas emocionais a vítima reduzindo o rendimento escolar e produzindo atos de violência contra si e terceiros". O ‘bullying’ se caracteriza pela exclusão social, pela prática da humilhação, perseguição, discriminação, medo, destruição de pertences, atos de violência, inclusive com utilização de meios tecnológicos como internet e uso do celular.

Essas ações, conta Toninho do Gloria, têm aumentado o número de agressões e atos de discriminação e humilhação em ambiente escolar. Um estudo feito pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), no Rio de Janeiro, com 5875 estudantes de 5a a 8a séries, de onze escolas fluminenses, revelou que 40,5% dos entrevistados confessaram o envolvimento direto em atos de ‘bullying’.

Entre as propostas do projeto estão a capacitação dos docentes e equipe pedagógica para implementar as ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema. Também incluir regras contra o ‘bullying’ no regimento interno da escola e orientar as vítimas visando à recuperação de sua auto-estima para que não sofram prejuízos em seu desenvolvimento escolar.

Outra ação é de orientar os agressores envolvendo a família no processo de percepção, acompanhamento e crescimento. Para isso, a proposta é realizar palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos e professores. "A criação de programas de combate a essa prática nas escolas de Várzea Grande permitirá o desenvolvimento de ações que vão ao encontro das vítimas de maneira solidária, resgatando os valores de cidadania, tolerância, respeito mútuo entre alunos e docentes", afirma Toninho.


Cyber bullying:

Na Câmara Municipal esta tramitando também outro projeto de lei de autoria do vereador TONINHO DO GLORIA, que visa combater a pedofilia na internet e o cyber bullying, mediante a instituição do programa "Educação e Conscientização Digital - Segurança na Rede", na grade curricular das instituições de ensino municipais de Várzea Grande. A propositura aguarda parecer da consultoria jurídica do Legislativo para entrar na pauta de discussões.

O projeto responsabiliza o Poder Executivo Municipal pela educação e conscientização digital dos alunos por meio de palestras ou aulas temáticas, podendo incluí-las na grade curricular do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Caso aprovada a proposta, caberá à Secretaria de Educação oferecer as orientações necessárias aos professores para o desenvolvimento da referida disciplina.

Além do combate ao cyber bullying e pedofilia, o programa deverá fornecer informações que possibilitem a identificação dos perigos presentes na internet, como fraudes financeiras, envio de vírus, roubo de senhas, crimes contra a honra, calúnia, injúria e difamação, além de crimes de preconceito de gênero, raça e etnia.

O programa também deverá orientar o aluno para a identificação de oportunidades, como a relação interpessoal e preparação para o mercado de trabalho (como cursos online e à distância), e a construção de competências profissionais, habilidades sociais e marketing pessoal.

Fonte: Arquimedes OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário