quinta-feira, 21 de abril de 2011

Estudantes participam do projeto Fala Juventude nas Escolas

As crianças que participam do projeto radiofônico “Fala Juventude na Escola” tiveram, nesta quarta-feira, 20, a primeira aula prática, na Rádio Difusora de Macapá (RDM). Durante uma hora, um grupo de oito estudantes pôs em prática todo o conhecimento adquirido ao longo da última semana. O tradicional programa Feirinha de Negócios, apresentado pela radialista Lígia Mônica, na RDM, deu lugar ao Dó-Ré-Mi artístico e cultural, produzido pelos estudantes.

Lígia Mônica, responsável pelo módulo de locução radiofônica, coordenou os trabalhos dos estudantes, orientando-os a cada intervalo. A todo o momento, os jovens recebiam dicas de entonação de voz e postura. A diretora da RDM, Juliana Coutinho, disse que o Fala Juventude nas Escolas auxilia os estudantes na prática da leitura e escrita. “A melhoria no desempenho em sala de aula dessas crianças é relatado pelos professores”, afirma a diretora.

Assuntos como a violência física e psicológica (bullying), educação especial e cultura regional nortearam a pauta do programa Dó-Ré-Mi.

O governador Camilo Capiberibe participou, via telefone, e parabenizou os estudantes. Um dos apresentadores mirins, Alcides Queiroz, de 11 anos, disse que apresentar o Dó-Ré-Mi, diretamente da RDM, foi uma experiência marcante. “Foi muito bom saber que estávamos sendo ouvidos por várias pessoas, em todo o Estado do Amapá”, disse o estudante.

O programa Dó-Ré-Mi foi gravado para ser editado e utilizado no próximo módulo. Os estudantes terão a oportunidade de escutarem-se para perceberem suas falhas e corrigi-las. O projeto Fala Juventude nas Escolas é fruto de uma parceria entre a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Rádio Difusora de Macapá (RDM) e Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O secretário de juventude, Alex Nazaré, disse que a ação será estendida a outras instituições de ensino do Amapá. Trinta e cinco alunos fazem parte dessa primeira turma. O próximo módulo da oficina, ministrado aos estudantes da Escola Estadual José de Anchieta, será técnicas de sonoplastia.

Kleber Soares/Sejuv
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Fonte: Corrêa Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário