sábado, 2 de abril de 2011

Seminário dá o primeiro passo na implantação da cultura de paz nas escolas

Cuiabá / Várzea Grande
Da Assessoria


A melhoria nas condições de trabalho, investimentos na estrutura física das escolas e formação continuada para os profissionais da Educação são ações necessárias para a prevenção aos atos de incivilidade e violência escolar. Essas conclusões foram tiradas pelos participantes do Seminário: “Desafios e perspectivas de uma prática sociopedagógica para o Estado de Mato Grosso”, que ocorreu durante três dias no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em Cuiabá, com parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Para o professor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Marcos Antonio Santos, o seminário serviu como “um primeiro passo” dentro da proposta da Seduc de promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar. Santos foi o principal palestrante do evento, e entre os temas abordados ele apresentou sua experiência no processo educacional dos jovens e adolescentes em conflito com a lei, no estado fluminense.

“Nosso foco no seminário foi discutir e propor coletivamente a melhoria das ações educacionais que visam promover a reintegração na sociedade dos alunos que estão nos Centros Socioeducativos aqui do Estado. Porém, a promoção da cultura de paz e as medidas de prevenção à violência escolar são mais amplas. O principal objetivo é evitar que os menores pratiquem atos que os levem aos Centros”, explicou.

PROVEITO – A professora de educação física da rede estadual, Ana Carolina Moreira, participou dos três dias de evento. “A partir de agora vou procurar desenvolver com os alunos temáticas voltadas a promoção da paz”, disse a educadora que há cinco anos desenvolve aula de dança com os 130 estudantes da Escola Estadual Menino do Futuro, localizada no Centro Socioeducativo de Cuiabá (antigo Pomeri).

O agente orientador Silvio Alves também pretende utilizar a experiência vivida no seminário para melhorar sua atuação. “Nós devemos desconstruir muitos preconceitos do nosso dia a dia no trabalho com os menores em conflito com a lei. Também precisamos intensificar o acompanhamento dos alunos, mas em parceria com os professores”, citou.

Assim como o palestrante Marco Santos, o orientador defende a melhoria na estrutura física dos Centros que é de responsabilidade da Sejudh. “Com melhorias estruturais podemos desenvolver juntamente com os educadores mais ações recreativas, esportivas, de lazer e cultura para os alunos”, relatou. Já a organizadora do Seminário Franscismeire Pedrosa da Silva destacou que “a partir das conclusões retiradas do evento todas as entidades envolvidas: Secretarias de Estado, organizações da sociedade e comunidades escolares devem trabalhar em conjunto na busca das soluções para os problemas apontados”, concluiu.

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