domingo, 30 de setembro de 2012

Pesquisa confirma o bullying como causa da violência escolar em Cachoeira, RS

O Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas já tem os primeiros dados da pesquisa efetuada na rede estadual de Cachoeira do Sul: o grupo identificou que o bullying é a principal causa que leva às brigas e motiva outras formas de violência nas escolas. Normalmente, tudo começa na própria sala de aula, com a colocação de apelidos e o desrespeito às diferenças físicas e sociais.  A conclusão foi apresentada pelos alunos das escolas estaduais Virgilino Jayme Zinn, Rio Jacuí, Antonio Vicente da Fontoura e João Neves da Fontoura, que se dividiram por região geográfica e entrevistaram estudantes das 20 escolas estaduais de Cachoeira do Sul, durante os meses de agosto e setembro.

Os primeiros dados da pesquisa foram apresentados na reunião do comitê, na 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).  Conforme a Chefe de Gabinete da 24ª CRE, professora Elisabeth Biscaglia, que coordenou a reunião do grupo, a pesquisa se dividiu também em três faixas de escolaridade: anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais e Ensino Médio. Ela informou que os alunos ainda estão envolvidos na tabulação dos dados, que serão disponibilizados para as escolas.

NOVAS AÇÕES - A partir dos dados, informou Elisabeth, novas ações do comitê já começaram a ser organizadas. Os alunos produzirão vídeos de conscientização para serem trabalhos em sala de aula e o grupo também já fechou duas novas parcerias: uma delas com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), da Prefeitura Municipal, que participará da próxima reunião do comitê para apresentar seu trabalho. Outro parceiro é o Curso de Direito da Ulbra/Cachoeira do Sul, que já está desenvolvendo o projeto Direito na Escola e vai incluir a discussão sobre o bullying à sua intervenção.

O comitê também definiu que as reuniões de planejamento e acompanhamento das ações nas escolas acontecerão mensalmente. Nesta quinta, participaram do encontro na Coordenadoria os orientadores educacionais e alunos das quatro escolas que executaram a pesquisa sobre a violência, o delegado regional da Polícia Civil João Silveira Goulart, o representante da Brigada Militar, Vilmar de Oliveira Moraes, o professor da Ulbra, José Alexandre Netto Bittencourt, coordenador do projeto Direito na Escola, e os representantes da 24ª CRE, Elisabeth, o assessor jurídico Maiquel Carvalho da Rosa, a professora Maria Aparecida Anversa e o estagiário de Psicologia Douglas Borges. 

Fonte: Rádio Fandango

Nenhum comentário:

Postar um comentário