segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Escola Segura abrange cerca de um milhão de alunos

Lusa/Educare PT









A PSP considera que o programa Escola Segura, que completou 20 anos no domingo e abrange cerca de um milhão de alunos de 3453 escolas, tem contribuído para diminuir a violência e o sentimento de insegurança no espaço escolar, sendo hoje o bastião da prevenção da Polícia.
"A verdade é que hoje temos uma geração de cidadãos que cresceu com a Escola Segura e não temos dúvidas de que existem frutos desse trabalho que hoje tocam na sociedade", disse à agência Lusa o comissário Hugo Guinote, da Divisão de Prevenção Pública e Proximidade da PSP, que gere o programa Escola Segura.

O programa teve início em 1992, fruto de um protocolo entre o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Educação. Com 20 anos de existência, que completou no domingo, o programa Escola Segura tem como principal objetivo prevenir não só os crimes, mas também todos os comportamentos marginais, tendo também como missão o policiamento nas imediações dos estabelecimentos de ensino, uma vez que os agentes só entram nas escolas quando são solicitados.

Nesse sentido, as grandes apostas da iniciativa têm sido a prevenção rodoviária, violência doméstica, que muitas vezes começa no namoro, consumo de droga e álcool, além da articulação que os agentes fazem com as instituições sociais no apoio às famílias dos alunos.

"Mais do que a prática de crimes, é evitar que os jovens possam cair em comportamentos desviantes e marginais", afirmou o comissário Hugo Guinote.

Destacando os "frutos" que o programa tem conseguido ao longo de 20 anos, sublinhou que no espaço escolar a violência diminuiu e o sentimento de segurança aumentou devido à proximidade que os agentes mantêm com os corpos diretivos das escolas e professores, mas "sobretudo" com os alunos.

"Não temos dados que permitam fazer uma comparação exaustiva em relação aos números de 1992 com os dados que temos agora, porque os indicadores foram sendo alterados, mas a verdade é que a violência no espaço escolar está, de facto, menor e, sobretudo, o sentimento de segurança aumentou", sustentou.

Hugo Guinote adiantou que devido ao cariz preventivo da iniciativa a PSP não consegue quantificar "quantos jovens não praticaram crimes, não caíram em comportamentos desviantes e aderiram a grupos marginais fruto das ações de sensibilização que foram feitas pelos elementos da Escola Segura".

A iniciativa, que envolve quase 400 agentes da PSP, levou à detenção de 74 pessoas no passado ano letivo e à apreensão de 142 armas, segundo dados do programa Escola Segura. Das 74 pessoas detidas no ano letivo 2011/2012, 35 foram por tráfico de droga, segundo os números avançados à agência Lusa pela PSP.

No ano letivo 2011/2012, a PSP realizou 6704 ações de sensibilização em escolas, sendo a maioria das iniciativas sobre prevenção rodoviária, álcool e drogas, bullying e delinquência juvenil.

A PSP considera que o programa Escola Segura é hoje o "bastião da prevenção" que hoje existe nas forças de segurança.

"O programa tem tantas vantagens que, de facto, existe há 20 anos e não há perspetivas de sofrer alterações, porque a fórmula está correta", disse.

Para o comissário da PSP, a realidade de hoje nas escolas é diferente, não existindo tanta violência e conflitos como há 20 anos.

"Julgo que no início havia mais violência nas escolas, sobretudo violência grupal. Acontecia com alguma regularidade, em algumas escolas, juntarem-se diferentes grupos, sobretudo nas imediações, onde ocorriam confrontos. Esse fenómeno foi diminuindo com o tempo e hoje temos uma realidade diferente, com problemas, mas mais serena", disse.

Entre os principais problemas de hoje estão o bullying, violência física e psicológica, que não acontecia há 20 anos, além dos furtos, que ainda são uma realidade.

A GNR também tem um programa deste género na sua área de atuação, abrangendo cerca de 790 mil alunos e 6900 escolas.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a propósito dos 20 anos do Programa Escola Segura, a GNR refere que, "atualmente, são os próprios alunos os primeiros a reconhecerem que o contacto com os militares da Guarda, ao longo de todo o período escolar, contribuiu de forma decisiva para a sua formação pessoal e educação cívica".

Ao fim de 20 anos, todos os intervenientes na iniciativa reconhecem "o mérito e importância da sua existência para a promoção e adoção de comportamentos de segurança", adianta a corporação.

No ano letivo 2010/2011, a GNR, que ainda não dispõe dos dados do último ano letivo, registou 1042 ocorrências no âmbito do programa Escola Segura, sendo a maioria por furtos, ofensas à integridade física, injúrias ou ameaças e posse ilegal de armas.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, os objetivos do programa são conseguidos com a vigilância dos estabelecimentos escolares e das áreas envolventes, policiamento dos percursos habituais de acesso às escolas e ações de sensibilização junto da comunidade escolar para as questões da segurança.

Nesse sentido, a GNR realizou, no ano letivo 2010/2011, 11 595 ações de sensibilização em escolas.
 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário