terça-feira, 18 de setembro de 2012

Projeto Escola Segura é sucesso na unidade Cesário Neto em Cuiabá

Além das ações preventivas o programa também facilita a comunicação entre a segurança pública, a educação e a comunidade ao redor da escola

DA ASSESSORIA
Em dois meses de funcionamento do Programa Escola Segura na unidade escolar Cesário Neto, em Cuiabá, já é possível notar as diferenças e as mudanças no ambiente e principalmente na sensação de segurança entre os alunos e funcionários.

“O ambiente melhorou muito depois do programa implantado, estamos mais tranquilos e com sensação de segurança com o reforço da Polícia Militar na escola”, disse o aluno do 1º ano noturno, Vagner Dias.

O programa Escola Segura faz parte do Plano de Enfrentamento às Drogas e é uma parceria do Governo do Estado com as Secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp), Educação (Seduc) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Suas ações tem como foco fomentar estratégias e mecanismos para prevenir, coibir e reprimir ameaças de violações aos direitos de crianças e adolescentes, combatendo a violência, uso e ao tráfico de drogas no interior das escolas e em seu entorno.

Além das ações preventivas o programa também facilita a comunicação entre a segurança pública, a educação e a comunidade ao redor da escola. Em outra vertente o programa tem fomentado ações pedagógicas dos educadores no enfrentamento da violência e drogas nas escolas através do Ciclo de Palestras na Sala do Educador com tema “Reflexões sobre Violência” no ambiente escolar.

Uma das recentes ações desenvolvidas pela escola em parceria com a segurança pública resultou no “C.E.J.A. Cidadão – I Encontro Sócio Cultural”, comemoração alusiva à Semana da Pátria que inseriu os alunos no ambiente cultural, social, esporte e cidadania com prestação de serviços gratuitos como emissão de Carteira de Identidade (Politec), Exames Laboratoriais e Consultas Ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), registro de Ocorrências pela Policia Judiciária Civil, INSS.

Para o diretor da escola Cesário Neto, Maurílio Lopes da Silva, houve uma redução de risco no ambiente e nenhuma ocorrência foi registrada desde o mês de julho, quando o projeto entrou em funcionamento na unidade escolar. “Desde o primeiro momento do programa na escola, um grupo de pessoas que não faziam parte da escola e que colocavam em risco os alunos desapareceram da região, afirma Maurílio, lembrando que hoje 1,7 mil alunos estão mais seguros com a presença da polícia nas escolas, completou.
 
Fonte: Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário