sábado, 15 de setembro de 2012

Semusc reforça segurança escolar com novas viaturas

Com a presença do secretário municipal de Educação, Albertino Leal; da diretora da UEB Luís Viana, Olinda Neves, professores, estudantes e convidados especiais, o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, entregou, na manhã desta quarta-feira (05), ao Grupo de Segurança Escolar (GSE), as chaves das três viaturas do programa de Prevenção à Violência Escolar, que atuarão no trabalho de ronda nos estabelecimentos da rede municipal de ensino de São Luís; e de uma mini-Van para a equipe de projetos.

A UEB Luís Viana foi usada como ponto de entrega das viaturas ao GSE, órgão da Guarda Municipal de São Luís. As viaturas são frutos de um projeto da Semusc, aprovado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Com a liberação dos recursos, foi realizada a licitação e adquiridas as viaturas, que acabam de ser entregues ao Grupamento.
O secretário Luiz Carlos Magalhães entregou, ao Grupo de Segurança Escolar (GSE), as chaves das três viaturas do programa de Prevenção à Violência Escolar

O secretário Luiz Carlos Magalhães destacou a parceria muito boa entre a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania e a Secretaria de Educação. “A gente já faz duas ações, que é Minha Escola, uma Casa de Paz e o Bullying não é brincadeira. São intervenções da equipe do Grupo de Segurança Escolar (GSE), da Guarda Municipal de São Luís, para ajudar no enfrentamento da violência nas escolas. Encaminhamos para o Governo Federal, que nos contemplou com esse projeto. Inclusive, recebemos um prêmio, como um dos projetos mais bem estruturados com relação à Prevenção dentro das Escolas”, disse.
 

Melhorar atendimento
A Semusc tinha apenas um veículo para a ronda escolar e era preciso ampliar a frota para melhor atender aos gestores e professores da rede municipal. Com recursos da Senasp, do Ministério da Justiça, foram adquiridos três veículos para a ronda escolar, que vão se dividir nos eixos Itaqui-Bacanga, Rio Anil, Cidade Operária e adjacências. Também poderão atuar nas outras escolas que forem solicitadas por algum motivo.

É importante saber que a ronda escolar não é simplesmente a chegada da Guarda Municipal para deflagrar uma ação repressiva dentro do estabelecimento de ensino. A Guarda Municipal, através da ronda escolar, que é uma ação dentro desse projeto, faz o monitoramento da condição de violência dentro das escolas. “E aí, a gente precisa da colaboração de todos para passar isso às equipes que chegam à Guarda Municipal, porque as duas outras ações que fazem parte do projeto Prevenção à Violência são exatamente o Bullying isto não é brincadeira e Minha Escola, uma Casa de Paz”, explicou Magalhães.

Aprovado com louvor Segundo o secretário, quando é identificada uma situação dentro da escola, dependendo do tipo de violência, se utiliza um remédio, que é a situação do Bullying isto não é brincadeira e Minha Escola, uma Casa de Paz. É assim que está desenhado o Programa, que foi aprovado com louvor pelo Ministério da Justiça. E a gente precisa – o que já vem acontecendo –, dessa grande parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Demonstrando satisfação na entrega das viaturas, o secretário Luiz Carlos Magalhães anunciou que o primeiro veículo, uma mini-Van de sete lugares, vai ficar à disposição da equipe da Ação de Ciclo de Palestras, que pode ser requisitado por qualquer escola. E as outras três viaturas vão fazer a Ronda Escolar, “de acordo com o planejamento do nosso programa”. Lembrou que a base do GSE, da Guarda Municipal, vai ficar sediada na UEB Luís Viana, no Bairro da Alemanha.
 

Rapidez na resposta
O comandante da Guarda Municipal de São Luís, Eduardo Krause, disse que a entrega de três viaturas ao Grupamento de Segurança Escolar (GSE) vai aumentar o alcance nas escolas e também a rapidez na resposta. “Além dessas viaturas tem outros projetos que estamos fazendo para implantação futura”, observou.

Dotadas de telefone de contato, cada uma destas viaturas vai atender uma região, onde as escolas locais terão um celular para comunicação direta com o chefe de Grupo dessas unidades móveis. As escolas da área contemplada terão um celular à disposição, para comunicação direta com o chefe de Grupo das viaturas do GSE. Não será preciso uma viatura sair hoje, por exemplo, do Bairro da Alemanha para atender uma determinada escola na Zona Rural, que será atendida pela viatura que já estará circulando naquela área.

Ao mesmo tempo que é diminuído o tempo de reação, aumenta a presença da Guarda Municipal e a efetivação da Cultura de Paz, que é o foco do Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário