sábado, 15 de setembro de 2012

Educadores se reúnem para discutir a violência nas escolas

Lages, 08 e 09/09/2012, Comunicação da Prefeitura de Lages

 
Com o intuito de discutir questões que envolvem a violência entre alunos dentro e fora das escolas, Gestores, Orientadores Educacionais e Equipe de Formadores do Sistema Municipal de Educação de Lages se reuniram na quarta-feira (05), sob a orientação do professor formador Érico Paes de Campos, que ministrou palestra para os participantes.
 
O Secretário de Educação, Amilton Werlich, acompanhou a discussão e falou sobre o problema. “Onde existem pessoas existem conflitos, mas devemos trabalhar para diminuir as consequências. A escola tem um papel fundamental de resgatar o aluno agressor através do diálogo e inserção de valores”, comenta.
 
A coordenadora do Ensino Fundamental, Alexsandra Schlemper destacou que esta seria uma reunião reflexiva, para provocar mudanças em algumas situações. “Estamos com os olhares voltados para futuramente uma tomada de decisões que devam sanar ou pelo menos diminuir os problemas com a violência nas escolas”, afirma.
 
Após apresentar um apanhado histórico, com números que mostram a gravidade da violência no Brasil e no Mundo, o professor Érico chegou ao ponto culminante da vivência escolar: “Violência não acontece somente no espaço escolar, mas em decorrência de uma má vivência escolar, acontecendo também fora dos muros da escola”, afirma.
 
Para Érico, jovens violentos são pessoas que não desenvolveram valores e noções de ética. “Toda pessoa violenta está extremamente insatisfeita consigo mesmo, e não conseguem resolver suas pendências por caminhos leves e acabam explodindo”, diz.
 
Dados mostram, através de uma pesquisa nacional da Plan Brasil, que cerca de 70% dos estudantes já presenciaram cenas de agressão entre colegas e, 30% vivenciaram pelo menos uma situação violenta. “Bulliyng é todo tipo de ato violento, seja verbal ou físico, que se repete constantemente”, explica.

E assim como ocorre com a violência doméstica, na maioria das vezes contra mulheres, Érico exemplifica a violência na escola. “Acontece a mesma coisa nos ambientes escolares. Somente ocorre a denúncia quando o caso é grave e ultrapassa os limites. Por isso é de grande importância a visualização por parte dos professores dos pequenos atos violentos”.

 
 
 
Fonte: Correio Lageano

Nenhum comentário:

Postar um comentário