quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Escola de Inteligência será implantada na rede municipal de Rio das Ostras


Rio das Ostras será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a implantar a Escola de Inteligência, projeto desenvolvido pelo consagrado escritor e psiquiatra Augusto Cury para formação de pensadores e melhoria da qualidade de vida. Todas as escolas da Rede Municipal vão implantar a iniciativa em 2012, possibilitando que os alunos, além de desenvolver as funções mais importantes da inteligência, possam treinar o caráter e as emoções, melhorando as relações interpessoais. O prefeito Carlos Augusto anunciou o início da parceria nesta terça-feira, dia 22, durante reunião na Secretaria de Educação com os diretores das unidades de ensino.

“Rio das Ostras é a cidade que mais cresce no Brasil e a terceira em qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro, especialmente devido ao trabalho realizado nas áreas de Educação e Saúde. Queremos promover ainda mais a qualidade do ensino e garantir um futuro promissor para os nossos estudantes com a implantação da Escola de Inteligência. O melhor é que isso está acontecendo graças à adesão dos diretores, já que desejávamos que esse projeto não fosse uma realidade imposta e sim abraçada pelos nossos educadores”, explicou Carlos Augusto.

Quem esteve em Rio das Ostras para apresentar a iniciativa aos diretores foi a psicóloga Camila Cury, coordenadora da Escola de Inteligência. Filha de Augusto Cury, ela diz que não pretendiam fechar parcerias com novos municípios. “A seriedade do trabalho de Rio das Ostras na Educação, especialmente o comprometimento do prefeito com o setor, levaram o meu pai a abrir uma exceção e trazer o projeto para a cidade”, conta.
 
O projeto vai envolver cerca de 15 mil alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental de Rio das Ostras, distribuídos em 35 escolas municipais. A secretária de Educação, Maria Lina Paixão, diz que a iniciativa é de grande importância. “A Escola de Inteligência é um projeto inovador e muito necessário para inibir o bullying, estimular os pais a dar mais atenção aos filhos e os professores a valorizar as competências e habilidades dos alunos”, afirma.

TREINAMENTO - Os educadores que vão implantar a Escola de Inteligência receberão um treinamento de 120 horas dado pela equipe multidisciplinar do projeto, formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, psiquiatra, entre outros. Segundo Camila, entre bons resultados da iniciativa nas unidades de ensino e nas cidades onde foi implantada são a melhora no desempenho escolar, diminuição da violência, aperfeiçoamento das relações interpessoais, aproximação da família e promoção da saúde emocional dos professores.

A Escola de Inteligência tem como meta prevenir o adoecimento emocional e promover a saúde psicológica dos alunos. “O projeto é desenvolvido dentro da grade curricular das escolas de Ensino Fundamental como uma nova disciplina ou parte de uma disciplina já existente”, explica Camila. Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram criados personagens que, a partir de suas características, motivam a reflexão sobre diferentes realidades emocionais. Também os pais vão ser envolvidos com a realização de palestras e receberão apostilas ou DVD com informações sobre o funcionamento da Escola.

Além do prefeito Carlos Augusto, da secretária de Educação, Maria Lina Paixão, e dos diretores das unidades municipais de ensino, estiveram presentes na apresentação do projeto a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho,e coordenadores pedagógicos.

Fonte: Poiésis Nova Saquarema 

2 comentários:

  1. Louvável iniciativa. Uma dúvida: gostaria de saber se o objetivo desse trabalho é corrigir problemas pessoais das crianças, gerados pelo Sistema violento no qual vivemos, ou propiciar a transformação de fundo de tal Sistema, educando as crianças para serem não-violentas. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vc tem que p´rocurar diretamente a Prefeitura de Rio das Ostras para ter essas respostas.
    Grande abraço
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir