quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Colégio Militar realiza projeto para discutir Bullying

Exposição de trabalhos, apresentação teatral, painéis, filmes, pesquisas, concursos e premiações marcaram a III Mostra de Conhecimento do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries que aconteceu, no sábado (19), no Colégio Militar Tiradentes. Com o tema: "Colégio Militar contra o Bullying", a mostra teve como objetivo conscientizar alunos, professores, pais e a comunidade em geral, a respeito das causas e consequências do bullying.

A coordenadora geral da mostra, Sílvia Regina Moraes Silva, informou que o projeto vem sendo desenvolvido na escola desde o início do ano. "É um assunto que tomou proporções em todo mundo, por isso implantamos como uma atividade na escola que vem acontecendo desde o início do ano, trabalhando a sensibilização de professores, estudantes e pais," explicou.

Bullying é um termo que compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executados dentro de uma relação desigual de poder.

"Por ser um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, resolvemos então, por meio de palestras educativas, sensibilizar e despertar a consciência crítica, tanto do corpo técnico e pedagógico da escola como dos pais e da comunidade da escola, de que a prática do bullying é uma contravenção que não pode acontecer no ambiente escolar" enfatizou o gestor do Colégio Militar, major José de Ribamar Costa.

Segundo a aluna da 8ª série, Bruna Rodrigues Marques, esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre o assunto é o mais importante. "Embora esse assunto tenha se tornado banal, a discussão e o real entendimento da temática, têm que ser levado a sério. A iniciativa da escola em discutir e tirar as dúvidas dos estudantes é o mais importante. Precisamos saber classificar e entender os critérios do bullying", disse a estudante.

"Vejo a iniciativa da escola como um incentivo para os alunos. Foi um tema muito bem escolhido. Às vezes, os estudantes que sofrem bullying pensam logo em abandonar a escola. Somente com esclarecimento e a conscientização de todos acabamos com o preconceito", disse João Luís Miranda, pai da aluna Ana Caroline, da 6ª série.

Para o gestor adjunto do colégio Militar, major Pedro Lima Brandão, é necessário que a escola adote medidas eficientes que envolvam a todos. "Medidas de controle ao bullying devem ser bem aplicadas nas escolas. Somente envolvendo toda a comunidade escolar vamos contribuir para uma cultura de não violência no ambiente escolar", observou.

Também fez parte da III Mostra de Conhecimento do Colégio Militar uma premiação com placas e medalhas de honra ao mérito para estudantes que participaram do concurso para escolher a mascote da escola.

Fonte: Jornal Pequeno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário