sexta-feira, 18 de novembro de 2011

3º batalhão da PM desenvolve projeto de combate ao Bullying nas escolas

Rayssa Natani

Por ser acionado com bastante frequência para mediar conflitos entre alunos de escolas da baixada de Rio Branco, o Policiamento Escolar do 3º batalhão da PM desenvolveu o projeto “Todos Unidos no Combate ao Bullying”. O encerramento da ação que visa promover a pacificação no ambiente escolar, por meio de palestras e treinamento de educadores, aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da escola Oiticica, localizada no bairro Bahia nova.
 
“Esse é um trabalho continuado. O 3º Batalhão tem a preocupação de capacitar todos os professores quanto a mediação de conflitos, e também de ministrar palestras aos alunos com a temática do Bullying. Conversamos com eles a respeito, na tentativa de diminuir a violência no ensino infantil” Explica o Sargento Maurelando, um dos responsáveis pelo projeto.
 
O Bullying, caracterizado por violência física ou moral, é um assunto bastante discutido mundialmente. Este tipo de agressão pode trazer grandes consequências às suas vítimas. “Ás vezes, aquela brincadeirinha que um aluno faz com o colega pode estar causando algum efeito por demais negativo,tanto psicologicamente como fisicamente, como acontece em alguns caso” destacao Sargento.
 
O Comando Escolar do 3º Batalhão da Policia Militar segue um cronograma definido anualmente, para facilitar o trabalho junto às escolas.Suas atividades objetivam garantir a segurança, principalmente por meio de ações educativas.  Durante o projeto, foram ministradas palestras com os temas Cidadania, Drogas, Mediações de conflitos, Indisciplina, Violência na escola, entre outras.
 
Segundo a diretora da escola Oiticica, Isabel Cristina, todo este trabalho têm surtido efeito. “De vez em quando precisávamos chamar o Comando para intervir em alguns conflitos entre nossos alunos. Com o projeto, foi desenvolvidoum trabalho de mediação desses conflitos com nossos funcionários, além disso os nossos alunos ficaram bastante motivados. Buscaram compreender muito e fizeram as atividades propostas pelo projeto” comemora.

Fonte: O Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário