quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Audiência Pública discute o bullying em Criciúma


 
Foi realizada na tarde desta quarta-feira, no auditório do Colégio Marista, em Criciúma, uma audiência pública que colocou em discussão o Bullying, assunto muito discutido nas escolas brasileiras.

Durante a audiência a professora Cléo Fante ministrou uma palestra com o assunto Bullying Escolar e Educação fenômeno caracterizado pelo comportamento para a Cultura da Paz. Durante a conversa que reuniu além de políticos, professores e alunos de escolas da região, a professora especificou o que é realmente o bullying. “Nem tudo que acontece é caracterizado como bullying. É preciso saber se realmente não há motivo que gere a violência física ou verbal, que também não é justificada, mas não caracteriza bullying”, diz a professora.

A questão de como o professor deve tratar os casos dentro de sala de aula também foi uma das questões abordadas pela palestrante. “O professor deve parar a aula e tratar do assunto, não expondo nenhuma das partes para não piorar a questão, e se o caso continuar é obrigação do professor levar o assunto a autoridade competente, ou seja, a direção da escola”, explica Cléo.

Segundo a professora o maior número de casos de bullying acontece do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. “É necessário buscar a razão com a vítima e não com o autor, pois quem faz sempre tem uma desculpa, e o professor precisa acreditar na vitima de que realmente não há uma razão para tal violência”, afirma.

Segundo a professora Cléo Fante, os seguintes critérios classificam o bullying:

- Intenção de causar danos
- Persistência das ações contra a mesma vítima
- Ausência de motivos que justifiquem os ataques
- Assimetria de poder entre as partes
- Prejuízos causados as vítimas

Galeria de Fotos

Fonte: A Tribuna Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário