quinta-feira, 29 de junho de 2017

Jovens falam sobre dificuldades para emagrecer e aceitação do corpo

G1 GLOBO

Mais da metade da população brasileira está acima do peso. Estudante com 208kg tem dificuldade em tarefas básicas do dia a dia enquanto modelos plus size ganham espaço no mundo da moda.


PROFISSÃO REPÓRTER

Mais da metade da população brasileira está acima do peso. O esforço para emagrecer e fugir das críticas da família é comum, assim como a solidão entre os jovens obesos. Por outro lado, há um mercado da moda para modelos fora do padrão.
PREP obesidade (Foto: TV Globo)Rogi sofre para sentar na cadeira da faculdade
O estudante de administração Rogi Cezarino tem 29 anos e muita dificuldade para lidar com as tarefas básicas por causa do seu peso. Com 208kg tudo fica muito difícil: ir ao banheiro, pegar ônibus, sentar na cadeira da faculdade e comprar roupas. “Muitas vezes ouço as pessoas dizerem que se assustam comigo. Não ser aceito em espaços machuca. Quando me olho no espelho, não me sinto o feio que a sociedade diz. Eu me sinto bonito, e às vezes nem me sinto gordo”, conta.
Rogi jogava no time de futebol americano de Vila Velha, no Espírito Santo. Mas há dois anos desistiu e, depois disso, teve uma depressão. Foi aí que começou a engodar: “Às vezes eu quero me isolar, muitas vezes eu não saio. Fico quietinho em casa porque aqui sei que tô protegido”.
PREP obesidade (Foto: TV Globo)Fernanda recebe críticas do marido por estar gorda
Fernanda da Silva Oliveira quer emagrecer 20kg até o Natal. Ela é professora e deixou o emprego há dois anos, quando a segunda filha nasceu. Ela tem que lidar com as constantes críticas do marido, Hermínio: “Ele adora me zoar, não só eu... Fala que é tudo chupeta de baleia”.  Hermínio conta sua versão: “Eu brinco assim, mas não tem maldade. Não é bullying. Ela inventou de usar biquíni e eu falei que não dá. Uma mulher desse tamanho vai usar biquíni? Ficou feio pra caramba”.
Fernanda pesa 90kg e quer chegar aos 70kg: “A sociedade tem um papel muito importante na minha vontade de emagrecer, porque eles cobram muito isso da gente. Eu não tô fazendo só pelos outros, tô fazendo pra eu me sentir melhor, mais bonita”.
PREP obesidade (Foto: TV Globo)Akeen é enfermeiro, mas também modelo plus size
Aceitação da própria imagem
Akeen dos Santos sofreu com o preconceito quando era mais novo: “Tive uma infância bem conturbada por ser gordo e sofri bastante com isso na escola. Era muito apelido, motivo de chacota, que me deixava tímido”.
Hoje, ele consegue levar mais na brincadeira seu biotipo e transformou isso em trabalho. Akeen é enfermeiro, mas também modelo plus size. Ele se divide entre as sessões de fotos durante e o dia e os plantões como enfermeiro à noite. Durante um desfile, ele foi muito aplaudido ao entrar na passarela: “É sempre assim. Acho que o público está cansado de ser representado por gente magra, que não é gente como a gente”.
PREP obesidade (Foto: TV Globo)Gabi faz sucesso como modelo plus size
Gabi Caroli é uma das pioneiras das passarelas. Há dois anos, ela abandonou a área de gestão ambiental para virar modelo plus size: “As pessoas ainda falam assim: as normais e as plus size. Fica parecendo que a plus size é anormal”.
A modelo costuma fazer três ensaios fotográficos por semana e vive exclusivamente da moda: “Tô feliz com meu corpo, ele me rende trabalho. Nunca trabalhei tanto e nunca fui tão feliz profissionalmente. Pra eu chegar nesse ponto, tive que ter muita tristeza, depressão, vontade de mudar. Até que pensei: por que eu preciso ser magra? Para quem?”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário